Harley-Davidson - Filhotão econômico

Três versões de modelos da linha Sportster XL 883 são a porta de entrada da mitológica marca americana, incorporam tecnologia, mas conservam o motor V2

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postado em 21/02/2007 09:15 Téo Mascarenhas /Estado de Minas
No modelo XL 883 Custom, roda dianteira tem aro de 21 polegadas - Fotos: Harley-Davidson/Divulgação No modelo XL 883 Custom, roda dianteira tem aro de 21 polegadas
As motos Harley-Davidson, da linha Sportster, com motores de "apenas" 883 cm³, são as menores da montadora, que conta também com enormes propulsores de quase o dobro da capacidade volumétrica, a exemplo dos novos Twin Cam 96B de 1.584 cm³, que equipam as famílias Dyna, Softail e Touring. Esta linha Sportster, espécie de filhote da marca, porém, nasceu há 50 anos com o modelo Sporster 1200, em 1957, para ser uma opção mais esportiva, voltada para público menos conservador.

A família cresceu, gerando as opções mais econômicas, consideradas de entrada, como a Sportster 883, que já estão no mercado nacional (importadas oficialmente dos Estados Unidos), na versão 2007, com três modelos. A XL 883 Standard, a XL 883 Custom e a XL 883 R. Todas equipadas com o novo motor Evolution, que conserva a tradicional configuração de dois cilindros em V, a 45 graus e refrigeração a ar, que aposentou o carburador, com adoção da injeção eletrônica de combustível.

Jeitinho O modelo XL 883 Low, e a linha Sportster 1200 não são mais importadas diretamente para o Brasil, por uma questão de estratégia. Porém, é possível aumentar a cilindrada do motor 883 cm³ para 1.200 cm³. Por cerca de R$ 4 mil, incluindo a mão-de-obra e peças (pistão, anel de segmento e juntas, já que o bloco do motor é o mesmo), a 883 vira uma 1200, por um kit da própria Harley. Só fica faltando o a tampa do motor cromada.

Os três modelos XL 883 têm a mesma base mecânica, variando a configuração estética e outros detalhes. O motor está fixado sobre coxins de borracha, que reduzem as vibrações e fornece 49 cv. O câmbio é de cinco marchas e transmissão final por correia dispensa manutenção. O modelo XL 883 Standard tem banco individual, dois escapes cromados, posição das pedaleiras convencional, dispostas de forma mais central, motor polido e guidão tipo low rise. O preço é de R$ 25.900, sem o frete.

Esportiva O modelo XL 883 R é a versão mais esportiva da trinca. O motor, tampas laterais e outros elementos são pintados de preto. As rodas são em liga leve e os freios dianteiros têm duplo disco de 292 mm. A suspensão dianteira tem tubos de 39 mm e o banco lugar para a garupa. O preço é de R$ 28.900, sem o frete. O terceiro modelo é a XL 883 Custom. Esta versão tem rodas raiadas e aro dianteiro de 21 polegadas. O motor também é polido, mas a quantidade de peças cromadas aumenta, como convém a uma custom.

A posição das pedaleiras também foi deslocada mais para frente, para deixar as pernas mais esticadas. A ergonomia fica completa, com o guidão maior. O preço é de R$ 31.900, sem o frete. O painel, destacado no centro do guidão, conta, além das informações de praxe, com uma luz de alerta, para nível baixo de combustível, em função da adoção da injeção eletrônica. A suspensão traseira tem o clássico sistema de dois amortecedores e a embreagem ficou mais macia em cerca de 8%. O peso a seco é de 255 kg. Informações: (31) 3275-2711
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