Ducati Multistrada 1100 - Volúvel assumida

Projetado para rodar tanto nas cidades quanto nas estradas com a mesma competência, o novo modelo da marca italiana tem visual diferente e escape de grosso calibre

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/03/2007 00:08 Téo Mascarenhas /Estado de Minas
Na traseira, os enormes escapes parecem duas bazucas - Fotos: Ducati/Divulgação Na traseira, os enormes escapes parecem duas bazucas
Conhecida por produzir modelos esportivos com performance e desenhos delirantes, a italiana Ducati quer provar que também é capaz de fabricar outros tipos de motos com a mesma competência. Com uma proposta ousada, de satisfazer tanto o usuário urbano como aquele de fim de semana e até o piloto mais radical (fiel à genética esportiva da marca), a fábrica lançou, em 2003, o modelo Multistrada 1000, com a promessa de ser a moto total. Em 2005, surgiu o filhote da 620 e, no fim de 2006, a nova Multistrada 1100, que chega oficialmente ao Brasil em abril deste ano.

Projetada pelo badalado Pierre Terblanche, a Multistrada tem desenho diferente, que funde conceitos e tendências. Como acontecia nas motos dos anos 1970, o piloto vai sentado em posição mais relaxada e em pé. Já o conjunto tanque/carenagem tem três andares distintos. O tanque (de 20 litros) tem linhas retas e formato retangular. No segundo nível está a meia carenagem, destacada, com linhas arredondadas e os dois faróis, assimétricos e empilhados. Na cobertura, o pára-brisas tem acabamento lateral na cor da moto e fica bastante alto. Para não interferir na composição, as setas foram parar atrás dos retrovisores.

Para empurrar tudo isso, um poderoso motor, que saltou de 992 cm³ para 1078 cm³. O acréscimo foi de apenas 86 cm³, mas isso elevou o torque de 8,5 kgfm a 5.000 rpm para 10,5 kgfm a 4.750 rpm, proporcionando arrancadas espetaculares ou a possibilidade de rodar devagar, sem se preocupar com o câmbio de seis marchas. O motor obedece à tradicional arquitetura de dois cilindros em L (inclinados em 90 graus), com duas válvulas por cilindro, injeção eletrônica de combustível, refrigeração a ar e óleo e o famoso comando desmodrômico, que fornece 95 cv a 7.750 rpm.
Alto torque do novo motor permite versatilidade do modelo - Alto torque do novo motor permite versatilidade do modelo

Duas versões

Esse pacote permite ao piloto rodar tranqüilamente no trânsito, em função do elevado torque, ou extrair toda sua esportividade nas estradas, de preferência com muitas curvas. Nesse quesito, a Ducati preparou duas versões. O modelo S é mais sofisticado, tem suspensões multirreguláveis (da marca Ohlins) e várias partes em fibra de carbono. O modelo 'normal' tem um garfo (Marzocchi) invertido na dianteira, com tubos de 43 mm de diâmetro e 165 mm de curso. A traseira incorpora um único amortecedor Sachs, ancorado no monobraço, com 141 mm de curso. Ambas são reguláveis.

Se, nas superesportivas puras, o tema vibração tem importância secundária, em nome do desempenho, na Multistrada 1100 a característica dos motores do tipo dois cilindros foi atenuada com a adoção de um suporte especial no guidão. A Ducati também oferece uma série de acessórios, como bolsas laterais para viagens e bancos com recheio de gel, para diminuir o estresse de algumas partes mais 'sensíveis' em longas travessias. A garupa fica em posição mais alta, em um banco do tipo dois andares.

Assim como motor, o quadro obedece ao tradicional sistema de tubos em aço, ligados em forma de treliça, uma espécie de marca registrada da Ducati. O escape é outro capítulo na parte estilística. Com saída alta e dupla, ele tem enormes ponteiras, como duas bazucas. O painel tem elementos analógicos e digitais. O freio dianteiro tem duplo disco de 320 mm de diâmetro, com pinças Brembo de quatro pistões, derivados do modelo superbike. As rodas são em liga leve, com aro de 17 polegadas, calçadas em pneus 120/70, na dianteira, e 180/55, na traseira. O peso a seco é de 196 kg. A nova Ducati Multistrada 1100 vai chegar por R$ 59.530, incluindo o frete. Informações: (31) 3275-2711.
Encontre seu veículo

Ultimas Notícias

ver todas
14 de agosto de 2017
07 de agosto de 2017

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação