Quadriciclos BRP CAN-AM - Caravana da terra

Linha do fabricante canadense tem modelos que proporcionam muita diversão e estão aptos a encarar trabalho na fazenda, com tecnologia, conforto e praticidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/05/2008 15:32 Téo Mascarenhas /Estado de Minas
Fotos: Felipe Carneiro/BRP Can-Am/Divulgação
Monte Verde (MG) - A canadense Bombardier, que fabrica de aviões a trens, também conta com extensa linha de veículos de recreação, como jet skis (Sea-Doo), motores de popa (Evinrude), barcos e quadriciclos. Para agrupar esta divisão, criou a Bombardier Recreational Products (BRP), que no Brasil está instalada em Manaus, onde monta seus modelos, com motorização Rotax, também integrante de seu grupo. Os quadriciclos, ou All Terrain Vehicles (ATVs), também receberam o sobrenome Can-Am, para resgatar parte da história, quando a marca fabricou motos, de 1973 a 1987, vencendo inclusive o mundial de motocross.

Para avaliar alguns de seus quadriciclos (são 14 modelos, nas linhas DS, Outlander e Renegade), montou uma expedição, batizada de Can-Am Quad Experience, entre Monte Verde, região sul do estado, e Campos do Jordão, São Paulo, em trecho de aproximadamente 100 quilômetros por castigadas estradas de terra, cruzando a bela Serra da Mantiqueira. Para a travessia, foram selecionados os modelos DS 250, Outlander 400, 400 Max, 650 Max e 800, além do esportivo Renegade 800.

Frota
O DS 250 está equipado com motor de um cilindro, de 249,9 cm³, refrigeração líquida, câmbio automático do tipo CVT, freios a disco e tração nas rodas traseiras. A linha Outlander é mais versátil e começa pelo modelo 400, equipado com motor de um cilindro, refrigerado a água, com tração no eixo traseiro ou integral, com acionamento elétrico e sistema Visco-Lok, que percebe que uma das rodas está patinando e transfere potência para a outra.
Outlander 800, com câmbio automático, tem freio motor e tração 4 x 4 - Outlander 800, com câmbio automático, tem freio motor e tração 4 x 4

O modelo Outlander 400 Max, com a mesma mecânica do irmão, foi projetado pioneiramente para também levar um passageiro, com apoio para as costas e as mãos, descanso dos pés elevados e quadro reforçado, com uma trave inferior, que funciona como espécie de esqui na superação de obstáculos. O modelo 650 Max também pode levar um passageiro, mas tem motor de dois cilindros em V, com injeção eletrônica e painel com velocímetro, conta-giros e sistema antifurto.

Diversão
O modelo Outlander 800 é um trator, com motor de dois cilindros em V, refrigerados a água, câmbio automático, mas há possibilidade do útil freio motor nas descidas mais radicais. Todos os modelos Outlander podem ser equipados com o pacote XT, que incluem rodas de liga leve, guinchos, protetores de manete e pneus radiais. Já o Renegade 800 é pura diversão, com alma esportiva. O motor V2 permite acelerar até 100 km/h em 5,18 segundos e é utilizado em competições.

A caravana contou com uma “mãozinha” de São Pedro, que mandou chuva alternada, transformando as estradinhas sinuosas da Serra, com belos visuais, em verdadeiro parque de diversões. O piso ficou escorregadio e sem poeira, para testar desde a tração 4 x 4 e a perícia dos pilotos em derrapagens controladas. Tudo com conforto de amplos bancos e boa posição de comando, que também podem ser utilizados pacatamente nas tarefas de uma fazenda, por exemplo. Em Belo Horizonte, a linha Can-Am é encontrada na GP Miniveículos (31) 3342-2190 e na Quadrijet 3581-3007.

(*) Viajou a convite da BRP Can-Am.
Encontre seu veículo

Ultimas Notícias

ver todas
21 de agosto de 2017
14 de agosto de 2017

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação