Benelli - Mais uma no cardápio

Tradicional marca italiana chega ao Brasil oficialmente no primeiro trimestre de 2009, trazendo variado time de modelos, equipados com motores de 899 cm³ a 1.130 cm³

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/11/2008 16:19 Téo Mascarenhas /Estado de Minas
A TNT 1130 Café Racer é a mais esportiva das irmãs - Fotos: Benelli/Divulgação A TNT 1130 Café Racer é a mais esportiva das irmãs
O grupo Izzo já representa no Brasil as marcas americanas Harley-Davidson, Buell e Polaris, a inglesa Triumph, a sueca Husqvarna e as italianas Ducati, MV Agusta e Malaguti. Agora passa a representar também a italiana Benelli, totalizando nove marcas, todas consideradas premium, longe do conceito popular. Os modelos Benelli que inicialmente desembarcarão no Brasil, no primeiro trimestre de 2009, são TNT 1130 Café Racer, TNT 899 S, TNT 899, TRE 1130 K e TRE 1130 K Amazonas, todos do tipo naked (sem carenagem), com visual agressivo, farol destacado e motor à mostra.

Sem medo da tormenta financeira mundial, que segundo o grupo não afeta o seleto segmento das motos, scooters e quadriciclos top ou premium, espera comercializar em 2009, em suas 12 lojas no Brasil (inclusive em Belo Horizonte), cerca de 200 modelos da marca italiana, nascida em Pesaro, Norte da Itália, na década de 1920. A Benelli ganhou fama e vitórias nas pistas, mas sucumbiu com a entrada das marcas japonesas no mercado internacional, nos anos 1960. O prestígio do nome, porém, só seria resgatado nos anos 1990.

Linha
Os modelos responsáveis pela revitalização da marca são justamente os TNT e TRE, que agora também serão vendidos no Brasil, ainda sem preço definido. O curioso é que a Benelli, recentemente, passou por outro tsunami asiático, sendo incorporada pelo grupo chinês Qianjiang (que também fornece tecnologia para a brasileira Garinni, entre outras), como forma de facilitar e acelerar a estratégia de conquista de novos mercados, por meio de uma marca tradicional e conhecida mundialmente.
A TNT 899 é a caçula da família - A TNT 899 é a caçula da família

As negociações para viabilizar a chegada da nova marca italiana demoraram mais de 12 meses até o acerto final, e, segundo o grupo, não vão interferir e tampouco concorrer com as outras linhas já representadas, mas aumentar e complementar as opções de novas motocicletas já oferecidas no mercado. Entretanto, a comparação com as Triumph Street Triple e Speed Triple (que também usam motores de três cilindros em linha), e com as igualmente italianas Ducati da linha Monster, será inevitável.

Caçula
A menor das Benelli é a TNT 899, equipada com motor de três cilindros em linha, injeção eletrônica de combustível e refrigeração liquida, com radiadores auxiliares montados nas laterais, que incluem ventoinha. O motor fornece 120 cv a 9.500 rpm e torque de 9,0 kgfm a 8.000 rpm. A suspensão dianteira é invertida, com tubos de 50 mm de diâmetro, e a traseira, mono. Ambas reguláveis e com 120 mm de curso. O quadro é em tubos de aço e o peso a seco de 208 kg. A versão TNT 899 S (Sport) tem as mesmas especificações e acabamento mais sofisticado.

O modelo TRE 1130 usa quadro semelhante e mesma arquitetura de motor, mas tem radiador central, 1.131 cm³ e potência de 123 cv a 9.000 rpm e peso a seco de 215 kg. O modelo TNT 1130 Café Racer tem motor mais apimentado, com 137 cv a 9.500 rpm e torque de 11,2 kgfm a 7.750 rpm, além de acabamento mais esmerado. O modelo TRE 1130 Amazonas tem cacoetes fora-de-estrada, com rodas raiadas (em vez de liga leve) e diâmetro maior na dianteira, com aro de 19 polegadas. Além disso, o radiador é central e os freios tipo margarida.
Encontre seu veículo

Ultimas Notícias

ver todas
19 de setembro de 2017
11 de setembro de 2017

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação