Yamaha YFM 350R - Terra é vitamina

Equipado com chassi robusto, motor de um cilindro e refrigeração a ar, modelo 2009 do quadriciclo tem marcha a ré, suspensão dianteira independente e freios a disco

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postado em 11/01/2009 17:00 Téo Mascarenhas /Estado de Minas
Tração no eixo traseiro deixa pilotagem mais divertida - Fotos: Yamaha/Divulgação Tração no eixo traseiro deixa pilotagem mais divertida
Praticamente todas as montadoras de motocicletas também produzem quadriciclos, diversificando sua gama de produtos. São os chamados All Terrain Vehicles (ATVs), ou veículos para todo terreno, utilizam muita tecnologia e componentes das próprias motos, reduzindo consideravelmente os custos de desenvolvimento. Sua fabricação é voltada exclusivamente para lazer, ou para a lida no campo, não podendo rodar nas cidades. Mesmo assim, é um segmento cada vez mais disputado.

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A Yamaha do Brasil importa do Japão e dos Estados Unidos e comercializa oficialmente em sua rede uma linha de quadriciclos utilitários, composta de quatro modelos, de 125 cm³ até 700 cm³, e uma gama de quadriciclos esportivos e de lazer que inclui quatro modelos, variando de 80cm³ a 700 cm³. Entre eles, o YFM 350R, um robusto modelo, com motor de um cilindro (refrigerado a ar e alimentado por carburador), que já está disponível em sua versão 2009.

Esportivo
O quadriciclo YFM 350R só tem tração no eixo traseiro (tipo 4x2), o que reduz o peso. Se, por um lado, limita sua utilização em terrenos mais acidentados, ou de pouca aderência, quando a tração integral faz a diferença, por outro, deixa a pilotagem esportiva mais divertida. Mesmo assim, os componentes de série garantem bom desempenho em qualquer terreno. As rodas, com aros mais largos e pintadas de preto, estão calçadas com pneus próprios para terra.
Pneus são próprios para terra e ajudam a aumentar desempenho - Pneus são próprios para terra e ajudam a aumentar desempenho

O motor do tipo quatro tempos tem um cilindro, 348 cm³, refrigeração a ar e câmbio de seis marchas para frente e mais uma à ré, para ajudar nas manobras, ou em situações críticas nas trilhas. A partida elétrica também facilita o trabalho do piloto. As primeiras marchas são bastante reduzidas, para aumentar a força e ajudar na superação de obstáculos mais complicados. A suspensão dianteira é independente nas duas rodas, composta por trapézios, com 230,5mm de curso. Os freios são a disco: um em cada roda dianteira e outro direto no eixo traseiro.

Curvas
Já a suspensão traseira é do tipo mono amortecida. Uma das características mais interessantes dos quadriciclos é a forma de pilotar. Como não têm diferencial, as duas rodas traseiras giram na mesma velocidade, mesmo nas curvas, "teimando" em seguirem reto. Para fazer curvas, é necessário força no guidão, para contrariar a tendência, e até uma derrapagem forçada. É mais uma justificativa para só rodarem na terra, onde a manobra é facilitada pela menor aderência.

A forma de acelerar também é diferente. Para maior segurança, o acelerador é acionado com o "dedão" da mão direita, em vez do tradicional punho. Também por motivo de proteção, as pedaleiras são maiores e com uma espécie de gaiola, para que os calcanhares não sejam "engolidos" pelas rodas traseiras. O visual é agressivo e não dispensa os dois faróis dianteiros. O tanque comporta nove litros e o peso a seco é de 170 kg. O YFM 350R é comercializado por R$ 16.725, base São Paulo, sem frete e seguro.
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