Harley-Davidson 883 Iron - Qualquer cor, desde que escura

Novo modelo tem apenas uma opção de pintura, motor de dois cilindros em V, banco individual, rodas em liga leve e o DNA da família Sportster, que nasceu há mais de 50 anos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/02/2009 12:11 Téo Mascarenhas /Estado de Minas
 O guidão é mais baixo e plano - Harley-Davidson/Divulgação O guidão é mais baixo e plano
Normalmente, as montadoras lançam suas motocicletas quando o ano vai chegando ao fim, criando boas expectativas comerciais com os novos modelos. Porém, a regra não é totalmente rígida e, de vez em quando, mudam completamente a estratégia. Foi o que aconteceu com a nova Harley-Davidson Sportster 883 Iron, apresentada em janeiro, em uma galeria de artes de Santa Monica, na Califórnia, nos Estados Unidos, durante uma exposição, com o sugestivo nome de A arte da rebelião.

O novo modelo é quase totalmente pintado de preto e tem ainda outros itens exclusivos. A família Sportster foi criada pela tradicional marca americana, em 1957, para abrigar os modelos considerados esportivos da marca. Desde então, as motocicletas dessa linha seguem um padrão diferente do conservadorismo da marca, ousando em performance e também no visual. O próprio motor demonstra a rebeldia desse modelo, que é equipado com o propulsor caçula da montadora, com “apenas” 883cm³, contra os gigantes de até 1.584cm³, presentes em outras tradicionais famílias da marca.

Entrada
A linha Sportster 883 ganha essa nova versão, batizada de Iron (que custa nos Estados Unidos US$ 7.899) e definida pela montadora como uma moto com estilo da velha escola (old school), mas com desempenho e pilotagem das gerações atuais. Para tanto, a moto tem guidão mais baixo e plano (estilo Drag), suporte de placa na lateral esquerda (para os mercados onde a legislação permite), em vez da tradicional posição no para-lamas traseiro, além de pintura quase integralmente em preto.

A nova motocicleta também vai ser oferecida com a “carroceria” prata-escura. Em ambas, diferentemente dos demais modelos da montadora, as únicas partes cromadas são os dois escapes, que estão posicionados na lateral direita. Todo o restante, incluindo a capa da correia de transmissão, guidão, bojo do farol, rodas com aros de alumínio e 13 raios, capa do filtro de ar e capa do painel (composto por um relojão, no centro do guidão) são monocromáticos, pintados de preto ou prata.

Banco
A versão preta também leva a denominação de Dark Custom, ou “custom negra”, batizada pela própria fábrica. Além disso, a nova moto é do tipo egoísta, já que vem somente com o banco do piloto, que fica a 642,6mm do solo. Para levar a garupa, existe um banco suplementar, oferecido como opcional. O motor é o tradicional dois cilindros em V, com inclinação de 45 graus e refrigeração a ar, batizado de Evolution (evolução), que já vem com injeção eletrônica de combustível e desenvolve 49cv.

A suspensão dianteira é convencional, do tipo telescópica, com tubos de 39mm de diâmetro, parcialmente coberta por uma capa de borracha sanfonada, como nas motos antigas. A suspensão traseira tem os tradicionais dois amortecedores. Os freios são a disco, ventilados nas duas rodas, sendo ambos com 292mm de diâmetro. O peso em ordem de marcha (abastecida) é de 256,3kg e o câmbio tem cinco marchas. A Harley-Davidson, representada no Brasil pelo Grupo Izzo, já importa os modelos Sportster XL 883 R e XL 1200, mas ainda não definiu datas e preços da nova 883 Iron. Informações: (31) 3275-2711.
Encontre seu veículo

Ultimas Notícias

ver todas
19 de setembro de 2017
11 de setembro de 2017

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação