BMW K 1300 S e K 1300 GT - Desfile no tapete preto

Feita para andar no asfalto liso, de forma mais esportiva com a versão S, e de maneira mais confortável guiando a GT, a série K 1300 da famosa marca alemã chega ao Brasil

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postado em 22/04/2009 12:50 Téo Mascarenhas /Estado de Minas
A K 1300 GT é capaz de devorar distâncias com conforto - A K 1300 GT é capaz de devorar distâncias com conforto
De Indaiatuba (SP) - A Bayerische Motoren Werke (BMW), ou Fábrica de Motores da Baviera, curiosamente não começou produzindo motocicletas, ou automóveis, que fizeram sua fama mundialmente. O nascimento veio dos ares, fabricando motores para aviação, incorporado no próprio símbolo da empresa, representado por uma hélice estilizada. Da tecnologia de produção dos motores do tipo estrela, para os aeroplanos dos anos 20, veio a arquitetura dos tradicionais motores boxer, com cilindros opostos e adotados até hoje, como marca registrada da linha R de suas motocicletas.

A tradição continua, mas a montadora também desenvolveu outros formatos de motores, como os da linha K, com arquitetura de quatro cilindros em linha, lançados em 1983, inicialmente com 1.000cm³. A segunda geração veio em 2004, com 1.200 cm³ e 55 graus de inclinação. Em fins de 2008, foi lançada a terceira geração, com motores aumentados para 1300 cm³, que agora estão chegando oficialmente ao Brasil, com os modelos K 1300 R (naked), K 1300 GT (turismo) e a superesportiva K 1300 S, que é a mais potente BMW de série já construída, com 175 cv.

Distintas
O modelo K 1300 GT utiliza o mesmo propulsor, refrigerado a água e alimentado por injeção eletrônica, mas ajustado para proporcionar mais torque, que é mais apropriado para viagens. São 160 cv e muitos itens de conforto para longas distâncias. O para-brisas é regulável eletricamente; o banco e as manoplas, aquecidos; altura do guidão e banco, ajustáveis; além de contar com piloto automático, regulagem eletrônica da suspensão, freios com sistema ABS e, opcionalmente, sistema de controle de tração, que não deixa a roda traseira patinar em acelerações bruscas.
Fotos: Miguel Costa Jr/BMW/Divulgação - 20/4/09

Outra característica preservada na K 1300 GT (Gran Turismo) é a transmissão por eixo cardã. Para minimizar o "tranco" nos engates de marchas, foram desenvolvidas peças de material sintético, que reduziram a característica, mas que ainda é notada. O modelo também pode ser equipado com outros opcionais, como bolsas laterais e GPS. O preço é de R$ 94.900. Pilotar a K 1300 GT é como acelerar uma limusine. Dá para ir rápido, mas sem exagero nas estripulias, já que sua praia é oferecer conforto, e não uma performance mais esportiva. Mesmo assim, a suspensão Telelever na dianteira e a Paralever na traseira garantem a adrenalina.

O modelo K 1300 S tem orientação oposta. Trata-se de uma puro sangue, feita para acelerar, com aros de 17 polegadas, embora, consiga oferecer uma posição de pilotagem mais civilizada. Essa característica, aparentemente incompatível com uma superesportiva, é ainda mais realçada com a eletrônica embarcada, que oferece controle de tração, suspensões reguláveis (por meio de botões), freios ABS e transmissão por cardã. Se alguns destes itens são impensáveis para uma superesportiva, o "motorzão" de 175 cv (a 9.250 rpm) compensa, com dividendos, quando se "enrola o cabo".

Por outro lado, um dos componentes eletrônicos aumenta a esportividade e reduz o trabalho do piloto. É o assistente de câmbio. Em uma tocada rápida, na hora de passar as marchas para cima, da menor para a maior, não é necessário nem debrear, nem tirar a mão do acelerador. Um sensor percebe a manobra e corta por instantes o motor, permitindo a manobra. Na pista da Fazenda Capuava (onde foi feita a apresentação do modelo), interior de São Paulo, dá para andar em ritmo de competição, com menor esforço e também sem a menor vontade de parar... O quadro é em alumínio e o peso a seco, de 228 kg. A BMW K 1300 S, versão Standard, custa R$ 65.900; a Sport, R$ 74.900; e a top, Premium, R$ 83.900.

(*) Viajou a convite da BMW do Brasil
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