Yamaha XT 1200Z Super Ténéré - Demorou!

Ideal para grandes distâncias, modelo de dimensões avantajadas não escolhe estradas, e chegará ao Brasil oficialmente em data não definida, fazendo parte de nova família

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postado em 13/08/2010 11:30 Téo Mascarenhas /Estado de Minas
Fotos: Yamaha/Divulgação
O nome Super Ténéré já foi usado pela Yamaha em um modelo 750, equipado com motor de dois cilindros paralelos de concepção Gênesis, com cinco válvulas por cilindro e vocação para o asfalto. Esta moto foi, inclusive, importada oficialmente para o Brasil, mas subiu no telhado em pouco tempo. Agora, duas décadas depois, a Yamaha relança a aguardada Super Ténéré, totalmente nova, recheada de eletrônica e com um motor de 1.200cm³. Este modelo, já disponível na Europa desde março, também virá para o Brasil, via importação oficial, embora ainda não haja data programada para seu desembarque.

A nova Super Ténéré 1200, projetada do zero, é a arma da Yamaha para combater no forte segmento das maxitrail e perturbar a duradoura liderança da alemã BMW GS 1200. Para tanto, chega com o espírito aventureiro que o místico nome Ténéré (região desértica no Norte da África e palco do percurso de diversas edições do rali Paris/Dacar) sugere, além de um arsenal de comodidades para encarar longas distâncias sem escolher as estradas. O motor tem arquitetura de dois cilindros paralelos, com 1.199cm³, quatro válvulas por cilindro, injeção eletrônica e refrigeração líquida, que desenvolve 110cv a 7.250rpm e torque de 11.6kgfm a 6.000rpm.

BRASIL Outra boa novidade (não confirmada pela Yamaha) é que haverá uma nova linha Ténéré no Brasil, para agitar o mercado. Além da estrela XT 1200Z Super Ténéré, a montadora vai trazer e nacionalizar a Ténéré 660Z, que usa o mesmo motor e outros componentes da XT 660R, já em nosso mercado, e lançar a inédita Ténéré 250. Esta última será um up grade do modelo nacional XTZ 250 Lander, para concorrer com a XRE 300, da Honda, e estabelecer uma família Yamaha Ténéré no Brasil, no embalo do prestígio que o nome representa. A nova Ténéré 250 não vai representar o fim da XTZ 250 Lander, que será reposicionada.

A nova Ténéré 1200Z é um modelo de dimensões avantajadas, além de um peso considerável. A seco, acusa 244kg na balança e em ordem de marcha (abastecida), nada menos que 261kg. Entretanto, para facilitar a pilotagem, o banco pode ser regulado na altura, entre 845mm e 870mm. A carenagem inclui dois faróis dianteiros e um para-brisa também regulável, para encarar longas distâncias, e um visual moderno e agressivo. O novo modelo também pode ser equipado com bolsas laterais e uma central (top case) em alumínio para acomodar a bagagem, além de contar com protetores de mãos e de cárter, para percursos mais radicais. Para compensar o volume e o peso, a montadora procurou centralizar e rebaixar as massas.

Podem ser instaladas bolsas laterais e central, para longas viagens - Podem ser instaladas bolsas laterais e central, para longas viagens


VIAGEM O caráter aventureiro da nova motocicleta fica evidenciado por alguns dos itens de série e opcionais oferecidos, como tomada de força auxiliar (para acoplar GPS, celular, notebook etc.), indicador de autonomia e aquecedores de manoplas, como opcional. Na eletrônica, a Super Ténéré conta com controle de tração, em dois modos: TC1 (traction control), que atua de forma incisiva, e TC2, menos rigoroso, permitindo pequenas derrapadas nas acelerações. O sistema, porém, pode ser desligado. A curva de potência do motor também é regulável em dois níveis: Sport e Touring, para cada tipo de pilotagem.

Os freios, com dois discos de 310mm na dianteira e um de 282mm na traseira, têm sistema ABS. O manete dianteiro aciona as duas rodas, independentemente da vontade do piloto, mas o pedal só comanda o freio da roda traseira. O ABS também pode ser desligado. A suspensão dianteira é invertida, com tubos de 43mm e 190mm de curso. A suspensão traseira é do tipo mono, também com 190mm de curso e regulagem manual. Ficou devendo a regulagem eletrônica, já presente na concorrência. O quadro é em tubos de aço, o câmbio de seis marchas e a transmissão final por eixo cardã. O painel é completo, com tela digital, e as rodas raiadas com aros em liga leve: 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira.

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