BMW Scooter Concept C - Viajante do futuro

Equipado com sistema de som, GPS, ajuste de suspensões e controle de tração, pneus coloridos e freios ABS, o modelo conceito alemão vai virar realidade brevemente

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 08/12/2010 15:02 Téo Mascarenhas /Estado de Minas
Fotos: BMW/Divulgação
Acompanhe também o Vrum pelo Twitter

Apresentado no 68º Salão de Milão, Itália, entre 2 e 7 de novembro, o scooter conceito C da BMW sinaliza que a montadora vai investir novamente no segmento. A primeira tentativa foi em 1999, com o modelo mundial C1, equipado com arco imitando capota, estrutura deformável e cinto de segurança, que, para alguns mercados, dispensava o uso do capacete e foi um rotundo fracasso, com apenas 12 mil unidades vendidas. A controversa culpa foi creditada a um modelo avançado demais para a época. Agora, a marca volta à carga com o Concept C, que exige o uso do capacete, mas incorpora elementos ousados e futuristas.

O modelo será produzido em escala comercial na fábrica de Berlim e terá motor de dois cilindros paralelos, com cilindrada entre 500cm³ e 750cm³, refrigeração líquida e injeção eletrônica de combustível para permitir deslocamentos ágeis tanto na cidade quanto na estrada. A própria letra C, que batiza o scooter, indica sua vocação, já que significa Commuter, ou uma espécie de viajante em português. Viajante que terá à disposição potência e torque suficientes para deslocamentos com rapidez, sem dispensar as típicas mordomias urbanas do câmbio CVT (continuamente variável).

O protótipo exposto no salão não tinha espelhos retrovisores. Em seu lugar, duas pequenas câmeras digitais ligadas a duas telas no painel exibindo ampla visão panorâmica dos acontecimentos na retaguarda. Em contrapartida a tanta modernidade, optou por um velocímetro analógico, mais fácil de ler. A posição de pilotagem também é mais deitada e o banco, bastante largo em dois níveis para maior conforto também do passageiro. Ainda no quesito mordomia, o Concept C conta com para-brisa regulável na altura eletricamente, som, navegação por GPS, com tela em cores no painel, piloto automático para encarar percursos maiores nas estradas, além de aquecimento nas manoplas.

Como nas motocicletas maiores da marca alemã, o scooter Concept C está equipado com sistema de ajuste das suspensões, ESA, que permite a adaptação imediata ao tipo de piso, além do peso que o modelo transporta, e também o controle de tração ASC, que impede patinação da roda traseira em pisos de baixa aderência nas acelerações mais fortes. O pacote técnico e eletrônico a torna um modelo do tipo premium para consumidores mais exigentes e abonados, embora a data de seu lançamento e tampouco o valor da versão comercial ainda não estejam definidos.

Concorrência Toda a parafernália também serve para mostrar a capacidade tecnológica da montadora e indicar à concorrência que também está no páreo. É que a italiana Ducati, tradicional fabricante de motos esportivas, também está estudando o lançamento de um modelo na mesma linha e também a austríaca KTM, com um scooter de alta cilindrada e performance. As marcas japonesas já estão no mercado e também podem contra-atacar, sofisticando ainda mais seus modelos. No quesito segurança, o Concept C conta com duplo freio a disco na roda dianteira e disco simples na roda traseira, equipado com sistema antitravamento ABS.

A suspensão dianteira é invertida, como nos modelos superesportivos e a suspensão traseira mono, com amortecedor disposto horizontalmente. As rodas são em liga leve, com pneus desenhados de alta performance, e surpreendentemente coloridos de azul. Como nos scooters tradicionais, o Concept C não dispensa o porta-malas embaixo do banco e o escudo frontal envolvente. O visual tem frente dividida e bastante vincada, com bateria de faróis com luzes LEDs no centro. Na traseira, o farolete também conta com LEDs. Há certa semelhança com a superesportiva S 1000RR, uma das estrelas da marca.

A posição de pilotagem é mais baixa e deitada - A posição de pilotagem é mais baixa e deitada

Veículos

Encontre seu veículo

Ultimas Notícias

ver todas
04 de novembro de 2017
28 de outubro de 2017

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação