TRIUMPH SPEED TRIPLE 1050

Novos olhos

A nova moto da marca inglesa chega com motor mais potente e ergonomia evoluída. Faróis redondos passam a ter formas facetadas na linha 2011 do modelo, lançado em 1994

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/12/2010 10:53 / atualizado em 26/12/2010 11:02 Téo Mascarenhas /Estado de Minas
Os novos faróis continuam destacados, mas agora tem formas geométricas - Triumph/Divulgação Os novos faróis continuam destacados, mas agora tem formas geométricas


Um dos responsáveis pelo renascimento da marca inglesa Triumph, no começo dos anos 1990, o modelo Speed Triple 1050 foi completamente reformulado na linha 2011. Um verdadeiro desafio tanto para os estrategistas quanto para a engenharia da marca, que precisava modernizar a motocicleta sem mudar suas características e personalidade. Carro-chefe de vendas da montadora, a naked (pelada) Speed Triple foi lançada em 1994 e de lá para cá pouco mudou, conservando, principalmente, a arquitetura de três cilindros em linha e os dois faróis redondos e bem destacados na dianteira, que viraram uma espécie de marca registrada.

O modelo 2011 enfrentou a espinhosa tarefa de redesenhar a “carroceria”, que caiu nas graças do consumidor, substituindo a dupla de faróis redondos por outros dois de desenho facetado. Com os outros olhos, o visual ficou mais agressivo, com pitadas streetfighter (guerreira do asfalto). Houve reformulação do quadro; da ergonomia, com posição de pilotagem esportiva; o motor está mais potente e o sistema de exaustão foi alterado. Trata-se de uma nova moto, que conserva os traços da antecessora, mas que ganhou músculos e mais fôlego, para continuar ajudando a marca britânica, instalada em Hinckley, a enfrentar a concorrência.

Renovação
A mesma concorrência, especialmente japonesa, com motos mais modernas e com preços menores, que a obrigou a fechar as portas na década de 1970 por absoluta falta de competitividade. A marca foi ressuscitada pelo investidor John Bloor, cerca de 20 anos depois, produzindo modelos tecnológicos e de alta qualidade, utilizando fornecedores e material de primeira linha e valendo-se das armas da concorrência para não incorrer nos erros do passado. Assim, a modernização da Speed Triple 1050 ganhou importância por ser a líder de vendas. A lição, entretanto, parece que foi aprendida.

A traseira é mais curta, seguindo tendência de estilo - Triumph/Divulgação A traseira é mais curta, seguindo tendência de estilo
O motor conservou os três cilindros em linha e é equipado com injeção eletrônica e refrigeração líquida, também utilizada em vários outras motos da marca, que resulta em modelos compactos e ágeis. Para reduzir a distância entre-eixos, que passou para 1.435mm, o motor foi levemente inclinado para frente, permitindo um novo desenho do quadro construído em tubos de alumínio. Com a alteração, o centro de gravidade e as massas ficaram mais baixos para melhorar a performance dinâmica.

Técnica
A eletrônica do motor também foi revista, juntamente com o sistema de exaustão, que propiciou aumento de 5cv na potência, atingindo 135cv a 9.400rpm e torque de 11,3kgfm a 7.750rpm, 11% maior do que o anterior. O aumento do torque privilegiou também a faixa de rotações entre 4.000rpm e 7.000rpm, que é a mais utilizada, permitindo pilotagem mais homogênea. O peso diminuiu 3kg e atinge 214kg a seco. A ergonomia foi alterada, deixando o piloto em posição mais esportiva, com pedaleiras, guidão e tanque reposicionados.

O novo tanque, com capacidade para 17,5 litros, permite um avanço do tronco, em posição de “ataque”. Já a traseira ficou consideravelmente mais curta, seguindo tendência de estilo para os modelos naked. As rodas são em liga leve, com aros de 17 polegadas. A suspensão dianteira é invertida, com tubos de 43mm de diâmetro e 120mm de curso, da marca Showa. A suspensão traseira é do tipo mono, em balança monotrave, com amortecedor de 130mm, também da Showa. Os freios ABS são opcionais. Na dianteira, dois discos de 320mm com pinças Nissin. Na traseira, disco é simples. O modelo chegará ao mercado em fevereiro.

Tags:

Encontre seu veículo

Ultimas Notícias

ver todas
11 de setembro de 2017
06 de setembro de 2017

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação