Briga boa

Nova Triumph Tiger Explorer 1200 chega para disputar mercado das maxitrail

Com motor de três cilindros em linha, controle de tração e freios ABS de série, novo modelo do segmento maxitrail encara longas distâncias sem escolher o tipo de estrada

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postado em 27/11/2011 09:56 Téo Mascarenhas /Estado de Minas
Triumph/Divulgação

A inglesa Triumph apresentou no Salão de Milão, na Itália, que terminou dia 13, o novo modelo Tiger Explorer 1200. Uma maxitrail para rodar por qualquer tipo de estrada, com muita eletrônica embarcada, para disputar um segmento com artilharia pesada, como a BMW R 1200 GS (modelo mais vendido da marca), a Yamaha Super Ténéré 1200, a Ducati Multistrada 1200 e a nova Honda Crosstourer 1200, entre outras. Para tanto, vai usar armamento e munição semelhantes, como conforto para longas travessias, versatilidade para enfrentar pouca ou nenhuma pavimentação e recursos eletrônicos de série, como controle de tração, freios ABS que podem ser desligados, acelerador eletrônico e piloto automático.

O motor, totalmente novo, segue a arquitetura tradicional da marca, com três cilindros em linha, e vai inaugurar uma nova família, equipando novos modelos futuros. Com 1.215cm³, o propulsor tem injeção eletrônica, refrigeração líquida, 12 válvulas e fornece potência de 137cv a 9.300rpm e um torque de 12,3kgfm a 7.850rpm. Com o lançamento, a linha Tiger passa a contar com os modelos 800, 1050 e agora com a top 1200, que teve o visual nitidamente inspirado na irmã menor, 800. Para completar, o novo modelo conta com banco regulável na altura, entre 840mm e 860mm, guidão ajustável, para-brisas e grupo óptico com duplo farol.

BRASIL Simultaneamente ao lançamento do novo modelo, a marca anunciou que vai reassumir oficialmente suas operações no Brasil, a partir de 2012, instalando progressivamente sua rede de concessionárias. A Triumph ainda não revelou quais modelos serão comercializados, mas a nova Tiger Explorer 1200 passa a ser séria candidata. Com porte e volume, a Explorer 1200 está equipada com suspensão Kayaba invertida na dianteira, com tubos de 46mm de diâmetro e 190mm de curso. A suspensão traseira, do tipo mono, também Kayaba, tem 194mm de curso e está ancorada em monobraço, já que a transmissão final é por eixo cardã.

Triumph/Divulgação


Uma extensa lista de acessórios está disponível, como faróis auxiliares, protetor de motor, bolsas laterais e bolsa central para carregar a tralha em longas viagens, além do opcional de controle de pressão dos pneus. O painel, em tela LCD, tem conta-giros analógico, velocímetro, hodômetros total e parcial, indicador de temperatura externa, relógio, computador de bordo e até alerta para formação de gelo no piso. Se no Brasil esta possibilidade é remota, o frio pode ser amenizado com bancos e punhos aquecidos opcionalmente, além dos protetores de mão. O tanque comporta 20 litros e o peso em ordem de marcha ou abastecida é de bem nutridos 259kg.

FREIOS O freio antitravamento ABS pode ser desligado para ocasiões em que o modelo rode na terra, situação em que a leitura do sistema não é feita com precisão, comprometendo a frenagem. Entretanto, as rodas são de liga leve, menos apropriadas do que as do tipo raiadas para encarar o fora de estrada. Na dianteira, a roda tem aro de 19 polegadas (medida intermediária entre asfalto e terra), equipada com dois discos de 305mm de diâmetro, com pinças Nissin. Na traseira, a roda tem aro de 17 polegadas, como nos modelos esportivos, e um disco simples com 282mm de diâmetro e igualmente pinças Nissin.

O novo modelo Triumph Tiger Explorer 1200 conta ainda com quadro com tubos laterais reforçado com minitreliças, câmbio com seis marchas e garupeira com alças, que conta com assento mais alto e encaixe para bolsa central. O escape único em aço tem saída pela lateral direita e uma maior inclinação para não ficar totalmente vulnerável em travessias de trechos alagados. O novo modelo tem ainda uma tomada de força para plugar equipamentos eletrônicos, como GPS, ou recarregar o telefone celular, ou ainda conectar o computador pessoal quando estacionada.

Triumph/Divulgação


NOTÍCIAS RAIADAS

PROIBIÇÃO
A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou dia 22 o Projeto de Lei 485/2011, de autoria do deputado Jaooji Hato, do PMDB, que proíbe a circulação de motocicletas com garupa em cidades com mais de 1 milhão de habitantes. Se sancionada pelo governador, a nova lei, segundo o autor, vai aumentar a segurança e inibir assaltos praticados em dupla nas motos.

PROIBIÇÃO 2 A nova lei paulista é válida para os dias de semana. Nos fins de semana e feriados, o motociclista pode circular com garupa. A lei também obriga o condutor da motocicleta a andar com colete e a placa da moto estampada no capacete com letras e números fluorescentes. Caso contrário, a multa por descumprimento é de R$ 130. Esta lei estadual, porém, se sobrepõe ao Código de Trânsito Brasileiro, que vale para todo país e deve ser contestada juridicamente.

INAUGURAÇÃO A concessionária BH Harley-Davidson, da mitológica marca americana, vai ser inaugurada oficialmente terça-feira, durante coquetel com a presença do vice-presidente da montadora, Mark van Genderen. A loja, situada na Avenida Raja Gabaglia, 4.500, tem show-room, oficina, peças, acessórios e equipamentos. Informações: (31) 2532-4000.

CHUVA
O Enduro da Chuva será disputado em Belo Horizonte em 18 de dezembro, com organização do Trail Clube Minas Gerais (TCMG). A prova, tradicional no calendário do clube (as primeiras edições homenageavam Belo Horizonte, que faz aniversário em 12 de dezembro), larga do Bairro Santa Tereza e percorre as trilhas da região da vizinha Sabará. Informações: (31) 3281-0717.

DOIS TEMPOS Pressionados pelas normas ambientais, os motores do tipo dois tempos, mais leves e compactos, foram sendo preteridos pelos do tipo quatro tempos. Com o avanço da eletrônica, da tecnologia dos materiais e dos óleos lubrificantes, estão ressurgindo. A marca espanhola Ossa apresentou seus modelos 250cm³ e 300cm³ equipados com motor dois tempos injetados, desenvolvidos em cooperação com a empresa Kokusan. A empresa Athena também desenvolve propulsores dois tempos injetados com até 50% de economia de combustível e redução de 65% nas emissões de CO².

DAKAR O piloto mineiro Felipe Zanol, várias vezes campeão brasileiro de enduro em diversas modalidades, bicampeão português de enduro, vice-campeão do Rali dos Sertões, entre outros títulos, está inscrito na 33ª edição do Rali Paris-Dakar 2012, no time KTM Brasil. Ainda piloto da Gas Gas, impede o anúncio oficial na marca austríaca, mas já tem marcado treinos em Lençóis Maranhenses. A prova larga em 1º de janeiro em Mar del Plata, na Argentina, percorre 9 mil quilômetros, passando pelo Chile, e termina em Lima, no Peru, em 15 de janeiro.

MV AGUSTA A famosa marca italiana MV Agusta, que está produzindo no Brasil os modelos F 4 (R$ 68 mil ), Brutale 1090 RR (R$ 64 mil) e Brutale 1090 R (R$ 56 mil), também vai importar os exclusivos F 4 RR Corsa Corta (motor retrabalhado e emprego de matérias nobres), que vai chegar em fevereiro de 2012 por R$ 150 mil, e a F 3 Série Oro (foram fabricados apenas 200 exemplares com requintes de acabamento), que será a moto mais cara do Brasil, por R$ 170 mil.

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