Bimota Tesi 3D

A moto que nasceu em ambiente acadêmico

Motofair mostra o único exemplar no Brasil de uma série especial limitada a 30 unidades no mundo da moto que é fruto de uma dissertação de mestrado

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postado em 30/03/2012 22:11 / atualizado em 31/03/2012 13:37 Marcello Oliveira /Portal Vrum
Fotos: Marcello Oliveira/EM/DA Press

Entre os vários tipos de motos expostos na Motofair, que vai até o próximo domingo no Expominas, em Belo Horizonte, uma chama a atenção pela exclusividade e cuidado na produção.

A Bimota Tesi 3D é daqueles produtos exclusivos, que nasceram para entrar na lista de aquisições de poucos. Por R$ 115 mil é possível levar mais do que essa moto para a casa, mas uma obra de arte. Achou o preço alto? Saiba que quando foi lançada, em 2009, o valor dela no Brasil seria de R$ 200 mil.

Se você achou que já viu tudo sobre motos, precisa conhecer essa italiana. A Tesi 3D é uma série especial limitada em 30 unidades em todo o mundo e no Brasil há apenas um exemplar, de propriedade da Moto Company, empresa especializada em motos de luxo e esportivas com sede em Belo Horizonte.

A diferença dela para as outras esportivas começa pelo peso, de apenas 160 kg. Ela é toda feita em fibra de carbono e a produção é completamente artesanal. O motor de 1100cc que gera 98cv de potência veio da Ducati (outra italiana que concorre com a Bimota no mercado de motos esportivas). A Tesi não possui subchassi, na traseira, a peça é única, em fibra de carbono.

Origem acadêmica

O nome Tesi vem da tese de conclusão de curso do engenheiro italiano Pierluigi Marconi. No projeto acadêmico, ele queria provar um novo sistema de suspensão que dispensa o tradicional garfo na dianteira. Para isso, Marconi construiu uma moto em sua casa usando um sistema inédito. O amortecedor foi instalado horizontalmente e passando a trabalhar se expandindo ao invés da compressão, como funciona nos sistemas convencionais. Com isso, a condução fica muito mais confortável, estável e uniforme nas curvas, arranques e frenagens. A tese deu certo, foi um sucesso e o jovem engenheiro foi contratado pela Bimota, na Itália, que patenteou o sistema pull-road. A variação 3D, do modelo exposta na Motofair, significa que a moto, projetada na década de 1980, está em sua terceira geração.
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