KTM Freeride 250R - Pouca gravidade

Extremamente leve, novo modelo tem motor do tipo dois tempos e uma proposta de utilização divertida e fácil, para praticantes do fora de estrada e de enduro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/09/2013 19:47 Téo Mascarenhas /Estado de Minas
Fotos: KTM/Divulgação
A linha Freeride da austríaca KTM acaba de ganhar mais uma integrante. A primeira, em 2010, foi elétrica; a segunda, com motor do tipo quatro tempos de 350cm³ de cilindrada, e agora a nova 250R, já como versão 2014, equipada surpreendentemente com um propulsor de dois tempos. Os modelos da família Freeride têm como características principais a leveza e a facilidade de condução. Desta forma, vão ganhando a preferência dos praticantes do fora de estrada e enduro pelo mundo, incluindo o Brasil, onde é comercializada. A nova Freeride 250R não só manteve esta pegada como a aprimorou, reduzindo ainda mais o peso, para apenas 92,5kg a seco.

Uma verdadeira peso pluma, que desafia a gravidade, graças à adoção do motor do tipo dois tempos e do emprego de materiais nobres na construção. O propulsor sofreu severas restrições em grande parte do mundo devido às legislações ambientais cada vez mais severas, cedendo lugar aos menos poluentes motores do tipo quatro tempos. Entretanto, estes motores são mais pesados, têm funcionamento mais complexo, além de exigir uma manutenção sofisticada e dispendiosa. Com avanço da tecnologia de produção dos lubrificantes e materiais, os motores do tipo dois tempos retomam sua trilha, com a vantagem de um menor peso e manutenção.

AVANÇO O motor da nova Freeride 250R foi baseado no modelo de enduro 250 EXC, mas configurado para ganhar um máximo de torque em baixos giros, em vez de potência bruta. Para tanto, o pistão é totalmente novo, assim como as medidas de curso e diâmetro. O câmbio também contribui nesta linha. São seis marchas, com as cinco primeiras bastante curtas, próprias para superar obstáculos no fora de estrada, e a sexta bem mais longa, para proporcionar velocidade em deslocamentos no asfalto. O peso reduzido e força em baixos giros são características de motocicletas radicais do tipo trial, que a Freeride 250R incorpora em parte.

Os pneus, da marca Maxxis, produzidos especialmente para o modelo, reforçam o estilo. Não são do tipo cross, com cravos destacados, usados nos modelos fora de estrada convencionais, mas semelhantes no desenho aos que equipam as motos do tipo trial. Típicos para manobras em menor velocidade, embora o motor, equipado com válvula de escape e refrigeração líquida, desenvolva estimados 25cv. Para facilitar a vida do piloto, está equipado com partida elétrica, que pode ser miniaturizada, acrescentando pouco peso adicional, além de eliminar o pedal de partida, em função da facilidade de girar o motor do tipo dois tempos.


AGILIDADE A marca KTM, atualmente associada à indiana Bajaj, tem intenção de se instalar oficialmente no Brasil, com produção em Manaus, Amazonas, inclusive com modelos de rua, passando a fabricar em vez de importar, como declarou seu diretor Stefan Pierer. Porém, entraves jurídicos com o antigo distribuidor ainda emperram a concretização. O novo modelo Freeride 250R, com pretensões de conquistar o consumidor do segmento fora de estrada pela agilidade, tem nesta direção um quadro extremamente compacto, com elementos em aço, alumínio e até plástico. O subquadro é em material plástico de alta resistência.

A balança da suspensão traseira é bastante fina e delgada, em alumínio, assim como os aros das rodas, e pesa somente 3,2kg. O tanque comporta sete litros e também abriga, na junção com o banco, o filtro de ar de fácil remoção e manutenção. O banco, mais fino para facilitar as manobras, fica a 915mm do chão. A suspensão dianteira, White Power invertida, tem tubos de 43mm de diâmetro e 250mm de curso. A suspensão traseira, do tipo mono, também White Power, tem 280mm de curso. Ambas reguláveis. O freio dianteiro tem disco de 260mm de diâmetro e o traseiro 210mm. O painel é inteiramente digital.

Tags: moto

Encontre seu veículo

Ultimas Notícias

ver todas
14 de agosto de 2017
07 de agosto de 2017

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação