Estilo sedutor

Italiana Maserati produziu na década de 30 o belo monoposto 6CM, com motor de seis cilindros, uma fiel tradução do espírito esportivo característico da marca

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/07/2007 13:00 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Fotos: Gooding & Company/Reprodução
A experiência de Alfieri Maserati como mecânico e piloto da Isotta Fraschini, no início do século passado, fez com que ele montasse uma oficina de preparação dos automóveis da marca. Depois da 1ª Guerra Mundial, ele e os irmãos Ernesto e Ettore iniciaram a produção de carros de competição, usando chassis Isotta Fraschini e motores de aviação. A pequena fábrica funcionava em Ponte Vecchio, nas proximidades de Bolonha (Itália).

Os carros feitos pelos irmãos Maserati logo se destacaram nas pistas, conquistando várias vitórias em importantes competições. O primeiro modelo com a marca Maserati foi produzido em 1926 e ficou conhecido como Tipo 26, que estreou com vitória na Targa Florio, pilotado pelo próprio Alfieri. Depois dele, vieram outros modelos, com diferentes tipos de motorização, mas sempre com características esportivas.
Modelo de competição tem painel com todos os instrumentos necessários e o eficiente motor seis cilindros de 1.500cm³ e 182hp de potência. Com formas aerodinâmicas, esportivo italiano conquistou vitórias em importantes provas pelo mundo - Modelo de competição tem painel com todos os instrumentos necessários e o eficiente motor seis cilindros de 1.500cm³ e 182hp de potência. Com formas aerodinâmicas, esportivo italiano conquistou vitórias em importantes provas pelo mundo

Um dos modelos que tiveram importância na história da marca do tridente foi o Maserati 6CM (Corsa Monoposto), lançado em 1936. Equipado com motor de seis cilindros em linha, de 1.500 cm³ de cilindrada e 182 cv de potência, o modelo tinha novo chassi e suspensão dianteira independente. Com ele, a Maserati conseguiu importantes vitórias em competições na Europa.

O eficiente motor do monoposto serviu de referência para outros que equiparam os modelos da marca nos anos seguintes. Foi chamado de jóia italiana, por apresentar soluções modernas para a época. O seis cilindros é o coração do belo Maserati de formas suavemente arredondadas. O câmbio de quatro marchas instalado na posição central conferia ainda mais equilíbrio ao monoposto, que alcançava velocidade máxima de 230 km/h.

A carroceria em alumínio, desenhada por Medardo Fantuzzi, foi considerada na época uma das mais belas construídas para monoposto. Com frente longa e delicada grade dianteira, o modelo ficou conhecido pelo aspecto sedutor. O Maserati 6CM fez parte da história de grandes pilotos, como René Dreyfus, Piero Taruffi, Franco Cortese e Luigi Villoresi. Foram produzidas poucas unidades do modelo, sendo uma, de 1937, posta a leilão em Pebble Beach, por preço estimado de US$ 850 mil.
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
20 de outubro de 2016
26 de agosto de 2016

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação