Preservando a nuvem azul

Encontro em Pouso Alto, no Sul de Minas Gerais, reuniu 42 modelos DKW, 17 Pumas e alguns especialistas em história da indústria automobilística brasileira, que fizeram palestras

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/09/2007 16:13 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Diferentes modelos da DKW foram expostos na quinta edição do Blue Cloud, ponto de encontro dos amantes da marca - Fotos: Ayrton Amaral/Divulgação Diferentes modelos da DKW foram expostos na quinta edição do Blue Cloud, ponto de encontro dos amantes da marca
A cidade de Pouso Alto (MG), estância turística cravada na Serra da Mantiqueira, foi palco, no último fim de semana, de um simpático encontro de modelos da marca DKW-Vemag. Foi a quinta edição do Blue Cloud (nuvem azul), nome que faz referência à fumaça de cor azulada liberada pelos motores dois tempos que equipavam os DKW-Vemag, produzidos no Brasil entre 1956 e 1967.

O encontro foi idealizado em 2003, pelo analista de sistemas Paulo Renato Arantes e pelo jornalista e escritor Flávio Gomes, que conta que tudo começou na internet. "Eu e outros interessados pelos carros da marca DKW começamos a trocar informações pela rede e, depois de algum tempo, veio a idéia de promover o encontro", revela. Mas ele faz questão de frisar que o evento não conta com apoio de qualquer clube de carro antigo.
Alguns exemplares do Puma também marcaram presença na mostra. Réplica do Carcará, modelo que bateu primeiro recorde de velocidade brasileiro - Alguns exemplares do Puma também marcaram presença na mostra. Réplica do Carcará, modelo que bateu primeiro recorde de velocidade brasileiro

Este ano, além dos 42 modelos DKW, foram expostos no encontro 17 VW Puma, esportivo projetado pelo designer brasileiro Anísio Campos, em meados da década de 1960, e que tinha mecânica Vemag. A organização do evento inovou e convidou alguns especialistas em história da indústria automobilística brasileira para fazer palestras e apresentações. Estiveram presentes Anísio Campos, Jorge Lettry (ex-chefe do departamento de competições da Vemag), Paulo Trevisan (colecionador gaúcho de carros de corrida nacionais), Ari Rocha (designer do carro elétrico Aruanda), Toni Bianco (construtor de carros nos anos 1960 e 1970) e Bird Clemente (ex-piloto da Vemag). Houve ainda workshops técnicos sobre virabrequim, freio e carburação dos DKWs.

Brasileiros
Os moradores e visitantes presentes em Pouso Alto puderam ver todos os modelos DKW-Vemag fabricados no Brasil, como Belcar, Vemaguet, perua Universal 1956 (o primeiro carro fabricado no país), Fissore, Candango, Puma e Malzoni. Havia ainda dois modelos importados: Junior e Schnellaster, este último uma espécie de Kombi da marca. Mas as grandes atrações foram o Carcará II, que bateu o primeiro recorde de velocidade no Brasil, em 1966, ultrapassando os 220 km/h na Rio-Santos, e o Fórmula Júnior de Paulo Trevisan, monoposto de corrida com motor DKW. Ambos são réplicas construídas por Toni Bianco, com carroceria de alumínio, e pertencem ao acervo do Museu do Automobilismo Brasileiro, em Passo Fundo (RS). O Carcará era equipado com motor 1.0 DKW, cujo exemplar único foi destruído há mais de 40 anos.

Os carros vieram de diferentes regiões do Brasil e chegaram à estância turística mineira rodando. "O barato dessa turma é que todos colocam os carros na estrada, sem medo de quebras ou imprevistos", diz Flávio, que levou oito modelos para a mostra. Além da exposição dos carros, o Blue Cloud vem se tornando uma interessante oportunidade para os colecionadores dos modelos da marca trocarem informações. "É também uma forma de preservar a memória da indústria automobilística brasileira", diz o médico Hélio Marques, de Niterói, dono de uma frota de 25 DKWs e responsável pela montagem das palestras e workshops.
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
20 de outubro de 2016
26 de agosto de 2016

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação