Réplica - Versão mineira do Mini

Piloto e preparador de carros reproduz charmoso compacto inglês usando carroceria de fibra de vidro e componentes mecânicos de modelos Fiat

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/10/2007 10:12 Enio Greco /Estado de Minas
Trata-se de cópia fiel do pequeno automóvel inglês dos anos 60, que tem formas arredondadas, curta distância entre-eixos e rodas aro 13. Na traseira, foram adaptadas lanternas redondas menores - Fotos: Jair Amaral/EM - 03/10/07 Trata-se de cópia fiel do pequeno automóvel inglês dos anos 60, que tem formas arredondadas, curta distância entre-eixos e rodas aro 13. Na traseira, foram adaptadas lanternas redondas menores
Um sonho de criança vira realidade nas mãos do experiente piloto e preparador de carros de competição Vinícius Leite Pimentel, dono da Turbojet. Desde pequeno, ele admirava e desejava ter um Mini, pequeno modelo inglês, lançado em 1959, que ficou conhecido por muitos como o carro do Mr. Bean, personagem cômico interpretado pelo ator Rowan Atkinson. Mas importar um Mini sempre custou caro. Por isso, Vinícius resolveu fazer uma réplica do modelo.

Confesso apaixonado por motos e automóveis, ele iniciou as atividades no ramo preparando motores de motonetas e karts. Depois, nos anos 70, passou a desenvolver sua habilidade em modelos como Gordini, Fusca e Passat. Em pouco tempo, Vinícius foi para as pistas, onde mostrou que, além de preparador, era um excelente piloto. Foi campeão mineiro de kart, venceu a primeira corrida da América do Sul de Auto-Cross e conquistou o título do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos em 1987. No ano passado, ele participou do Campeonato Paulista de Força Livre - Omega Stock Car, vencendo várias provas, mas teve que sair da competição por falta de patrocínio.

Clique aqui e assista à reportagem da réplica do Mini.

Desde 2003, o preparador estava investindo em seu projeto maior: construir a réplica do Mini dos anos 60. Depois de muito trabalho, erros e acertos, conseguiu concretizar o sonho. Tendo como base um modelo inglês original, Vinícius fez todos os moldes para construir a carroceria em fibra de vidro. "Tive que fazer também os moldes dos vidros, pois não tinha como adaptar", revela. Para sustentar a carroceria, fez um chassi tubular e optou por usar componentes mecânicos Fiat: motor 1.0, transmissão, suspensões, freio e direção são do Uno Mille.
Modelo ficou conhecido por muitos como o carro do Mr. Bean. Interior tem painel de Uno Mille e bancos revestidos em couro. Em sua oficina no Estoril, o empresário já prepara outras três unidades do veículo - Max Nash/AFP Modelo ficou conhecido por muitos como o carro do Mr. Bean. Interior tem painel de Uno Mille e bancos revestidos em couro. Em sua oficina no Estoril, o empresário já prepara outras três unidades do veículo

Visual
Externamente, Vinícius conseguiu reproduzir todo o charme do compacto inglês, usando faróis redondos e a grade tipo grelha, com moldura cromada. Na traseira, deu um discreto toque de modernidade, criando saliências para sustentar os pares de pequenas lanternas redondas. O visual se completa com as rodas de aro 13 polegadas, calçadas com pneus 165/70. A pintura em duas cores é outra característica reproduzida do original.

Por dentro, o Mini de Vinícius tem painel de Uno, com instrumentos da Palio Weekend, além de volante esportivo. O acabamento interno é de boa qualidade, com bancos revestidos em couro, sendo o traseiro bipartido, possibilitando ampliar o espaço para bagagem. Para conforto e segurança, vidros e travas das portas com comandos elétricos, além de alarme.

Com 3 m de comprimento e cerca de 800 quilos, o Mini feito por Vinícius trafega com agilidade no trânsito urbano e na estrada. A mecânica Fiat caiu como luva para o compacto e vai pesar favoravelmente no momento da manutenção e reposição de peças. Com entre-eixos curto, o carro encara curvas com firmeza e não chega a ser tão duro quanto o original. Como um pai que olha orgulhoso para um filho, Vinícius não disfarça a admiração por sua criação, mas revela que pretende fazer algumas melhorias, como instalar ar-condicionado. Ele já está produzindo outras três unidades e certamente vai ter gente interessada, batendo no portão de sua pequena fábrica e querendo levar uma para casa.
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
20 de outubro de 2016
26 de agosto de 2016

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação