Roadster com estilo e força

No início da década de 1930, montadoras americanas brigavam para colocar no mercado motor com maior número de cilindros. A Cadillac superou com o eficiente V16

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 06/01/2008 11:30 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Além das belas formas, modelo tem o segundo assento na traseira, o chamado banco da sogra. Propulsor de 16 cilindros em V era um dos destaques do roadster americano, que tinha bom desempenho. Acabamento sofisticado no interior, com revestimento em couro - Além das belas formas, modelo tem o segundo assento na traseira, o chamado banco da sogra. Propulsor de 16 cilindros em V era um dos destaques do roadster americano, que tinha bom desempenho. Acabamento sofisticado no interior, com revestimento em couro
Quando a economia americana foi abalada pela Grande Depressão, no final da década de 20, os fabricantes de automóveis estavam concentrados no propósito de desenvolver e construir um motor com o maior número de cilindros possível, mas que pudesse conciliar força e maciez no funcionamento, atendendo as exigências dos consumidores. Já no início da década de 30, os modelos topo de linha da Packard, Auburn e Lincoln, saíam de fábrica com motores V12, considerados o que havia de melhor para a época.

Veja mais fotos do Cadillac!

Mas em 1930 a Cadillac superou a concorrência. O engenheiro chefe da montadora, Ernest Seaholm, apresentou aquele que seria classificado como seu melhor projeto. Era o modelo 452, primeiro carro de série do mundo com motor V16 de 7,4 litros e 165 cv de potência. Com esse propulsor, os Cadillac reafirmaram a condição de melhores entre os carros de luxo americanos. Os modelos equipados com o V16 tinham carrocerias feitas pela Fleetwood, fornecedor exclusivo da Cadillac.
Fotos: Chrystie's/Divulgação

Foram produzidas pouco mais de 4 mil unidades do motor V16, entre 1930 e 1940. Mas um dos modelos equipados com esse propulsor entrou para a história da marca: o Cadillac V16 Roadster, projetado pelo jovem desenhista da General Motors Harley Earl, que foi buscar inspiração nos automóveis feitos por encarroçadores europeus.

Com desenho clássico, o roadster de dois lugares impressiona pela frente longa e sinuosos pára-lamas dianteiros. Detalhes cromados e dois pares de faróis dão toque de imponência ao modelo de rodas raiadas e pneus com faixa branca. O banco inteiriço, revestido em couro, parece mais um confortável sofá de dois lugares. Mas o roadster tem ainda a opção de um segundo assento, instalado na traseira, fora da cabine, também conhecido como banco-da-sogra. A capota de lona preta confere ao modelo um aspecto esportivo.

Um Cadillac V16 Roadster, de 1931, foi uma das atrações em leilão de carros antigos realizado pela Chrystie’s, na Califórnia. Com câmbio manual de três marchas, o carro impressiona não só pelo design mas também pelo desempenho e funcionamento suave do motor. Foram produzidos somente 105 roadsters, considerados os mais valiosos entre os modelos clássicos Cadillac. Para ter idéia, o modelo de 1931 foi leiloado por US$ 350 mil.
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
20 de outubro de 2016
26 de agosto de 2016

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação