Preferência nacional

Um dos mais tradicionais encontros de veículos antigos brasileiros reuniu em Brasília modelos esportivos, viaturas militares e um FNM JK de 1960, eleito o melhor do evento

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/09/2008 16:00 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Fotos: Roberto Nasser/Divulgação
O Brasil é reconhecidamente celeiro de colecionadores de automóveis antigos, e o número de encontros que reúnem aficionados e raridades aumenta. Alguns desses eventos têm características marcantes, como o Carro do Brasil, realizado anualmente em Brasília e que expõe apenas modelos nacionais. Na edição deste ano, o encontro reuniu 121 veículos, entre esportivos, clássicos e viaturas militares. O grande vencedor foi o FNM JK, fabricado em 1960, que levou o prêmio de "Melhor dos melhores".

O evento foi realizado no gramado do Pontão, no complexo de lazer à margem do Lago Sul. Os veículos, todos de fabricação nacional, foram dispostos por marcas, tipos e ano de produção. Os juízes tiveram muito trabalho para eleger os 10 melhores modelos, já que se viram diante de belos automóveis em perfeito estado de conservação e originalidade. E coube a um Chevrolet Opala SS, 1971, de quatro portas, o prêmio de originalidade.

O tema do encontro foi o centenário do Ford T, e uma unidade do modelo foi exposta como demonstração da mais antiga intervenção brasileira em estilo. Produzido em 1920, o carro tem carroceria Sportsman, feita pela pioneira Grassi & Irmão.

O evento tem caráter didático, já que contribui para a preservação da história da indústria automobilística nacional. Na edição deste ano ocorreu um fato inédito: os organizadores do encontro conseguiram reunir vários exemplares do Puma, todos os modelos e anos fabricados no Brasil. Do GT Malzoni, que deu origem à marca, até versões mais recentes, da Alfa Metais, sucessora da Puma. Foram expostos ainda 19 modelos DKW, de Candango a Fissore, incluindo a Vemaguet 1967 com embreagem Sax-O-mat; modelos Alfa Romeo 2300 e um raro e original TIMB; além da brigada dos militares, com Dodge M 37, caminhões Engesa e jipes Willys.

O prêmio especial de criatividade ficou com um Fusca 1969. E os 10 mais selecionados foram: Passat, 1975; KarmannGhia TC, 1973; Lorena GT, 1968; Willys Interlagos, 1965; Puma GTE, 1980; Glaspac Cobra, 1983; VW Kombi, 1963; Chevrolet Opala SS, 1972; Vemag Candango, 1961 e Engesa EE 15, 1979.
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
20 de outubro de 2016
26 de agosto de 2016

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação