Blue Cloud - Fumacê em Caxambu

Encontro de proprietários de DKW, marca fabricada no Brasil nas décadas de 1950 e de 1960, reúne pilotos, imprensa européia e muitos modelos, como o famoso GT Malzoni

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 12/11/2008 12:11 Boris Feldman /Estado de Minas
DKWs - Fotos: Boris Feldman/EM/D.A Press - 11/11/08 DKWs
A pacata Caxambu, estância hidromineral no Sul de Minas, se viu tomada por duas nuvens no último fim de semana. No céu, as nuvens negras que provocaram fortes chuvas na sexta-feira e no sábado. Na terra, as azuis dos escapamentos das dezenas de DKWs (em alemão significa pequena maravilha) que participaram da sexta edição do Blue Cloud, encontro anual que reúne os modelos dessa marca fabricada no Brasil nas décadas de 1950 e1960.



Não faltou nenhuma das diversas variações sobre o tema: a perua Vemaguet (primeiro automóvel produzido no Brasil, em 1956), o sedã Belcar, o jipe Candango e o luxuoso Fissore, todos produzidos pela Vemag, sob licença da Auto Union (da Alemanha) até 1967.

Veja mais fotos do evento!

E os esportivos: o mais famoso foi o GT Malzoni, com carroceria de fiberglass, projetado por Rino Malzoni para as pistas, mas que acabou sendo produzido também para as ruas como Puma DKW, em 1967. Ano em que a Volkswagen comprou a Vemag (e encerrou a produção da linha DKW), obrigando a fabrica a mudar o projeto: abandonou a mecânica DKW e passou a produzir um novo Puma com motor do Fusca, o mais famoso esportivo brasileiro de todos os tempos. O Blue Cloud prestou homenagem este ano ao sucessor e convidou também o Puma VW para participar do encontro.
Puma GT 4R - Puma GT 4R

E o mais raro de todos os Puma marcou presença em Caxambu: lá estava um dos quatro GT 4R produzidos por Rino Malzoni, em 1969, para um concurso de design da revista Quatro Rodas. Quem o levou a Caxambu foi Kiko Malzoni, filho de Rino.

Mas, a presença mais marcante do encontro foi a de Fernando Jagger, um piloto e preparador de São Leopoldo (RS), que levou seu DKW "de corrida" e foi um show à parte. Seu carro mantém toda a mecânica original DKW, mas com muita tecnologia moderna, que dobrou sua potência para quase 100 cv.

Pilotos
A nostalgia de Caxambu se completou com a presença de alguns dos pilotos da equipe de fábrica: os famosos Bird Clemente, Mario (Marinho) César Camargo Filho, Jan Balder, além de Newton Alves e outros que participaram do evento com palestras e da homenagem a Jorge Lettry, falecido recentemente e que foi o diretor do departamento de competições da Vemag. Crispim, chefe dos mecânicos da equipe, também prestigiou o Blue Cloud.

Como a DKW é uma das quatro argolas da Auto Union, a Audi apoiou o evento, fez palestra sobre sua história e trouxe jornalistas alemães para registrarem o passado da DKW no Brasil. Um dos GT Malzoni expostos foi o que o museu da marca (Audi Tradition) comprou para integrar seu acervo na Alemanha.

Entre as atividades programadas pelo Blue Cloud, um passeio à vizinha cidade de Baependi, que foi toda enfumaçada pelos DKWs na tarde de sábado.
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
20 de outubro de 2016
26 de agosto de 2016

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação