Exposição - Velocidade à antiga

Carros que marcaram época e fizeram história nas corridas brasileiras puderam ser apreciados durante o primeiro Fórum de Automobilismo realizado em São Paulo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 20/05/2009 20:34 Caderno de Veículos /Estado de Minas
Bino Mark I (E), com motor Renault, foi o sucessor da Berlinetta 22 - FEI/Divulgação Bino Mark I (E), com motor Renault, foi o sucessor da Berlinetta 22
Na última semana, foi realizado no Ginásio de Esportes do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), em São Paulo, o 1º Fórum de Automobilismo. O evento, aberto ao público, mostrou alguns veículos de corrida que marcaram época. A exposição, que apresentou veículos como o Carcará, o Berlinetta nº 22 e o Maverick Berta, contou com a participação de pilotos clássicos que fizeram nome no volante dessas potentes máquinas.

No primeiro dia do evento, houve palestra sobre a história do automobilismo ministrada pelo ex-piloto Bird Clemente. A palestra foi seguida de um debate entre os comentaristas Flávio Gomes, da ESPN, e Lito Cavalcanti, da Rede Globo, e mediada pelo professor do curso de engenharia mecânica automobilística da FEI, Ricardo Bock. Por se tratar de um fórum destinado aos estudantes de engenharia mecânica da fundação, o bate-bapo foi aberto à plateia, que pôde participar com opiniões e perguntas aos convidados.

O 1º Fórum de Automobilismo da FEI mostrou aos seus visitantes como era o funcionamento dos velozes carros de corrida, explicando a tecnologia usada na época para provar por que esses carros entraram para a história. Além do aparato técnico, foi apresentado um pouquinho da história dos ex-pilotos, que dividiram atenções com alguns engenheiros da indústria automobilística, alunos e demais presentes.

Por falar em máquinas potentes e pilotos braço firme, conheça um pouco dos carros clássicos presentes na exposição:

BERLINETTA Nº 22
Pilotado por Bird Clemente, Emerson Fittipaldi, Wilsinho, entre outros, esse carro esporte foi o primeiro da série, construído no Brasil. Equipado com um motor de 983cm³ de cilindrada, venceu a primeira corrida internacional, realizada no Uruguai.
Carretera DKW 10 voou baixo nas mãos do piloto Bird Clemente - Carretera DKW 10 voou baixo nas mãos do piloto Bird Clemente

BINO MARK I
O carro mostrou por que foi o sucessor do Berlinetta nº 22 após desenvolver 130 cavalos (quase o dobro do seu antecessor). Criado em 1968, essa relíquia traz, sob o capô, um motor Renault de 1.300 cm³ e de quatro cilindros.

BINO MARK II
Grande vencedor nas pistas brasileiras, o protótipo esportivo construído pelo Departamento de Competição da Willys/Ford, consagrou o piloto Luizinho Pereira Bueno.

CARCARÁ
O modelo de 1966, com 104cv, atingiu os incríveis 214 km/h na estrada Rio-Santos, batendo recorde de velocidade. Construído pelo Departamento de Competição da Vemag, a réplica da fera pertence ao Museu de Carros de Corrida Antigos de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

CARRETERA
Construída e pilotada por Camilo Christófaro, em 1957, essa máquina é equipada com motor V8 307 Chevrolet (o mesmo do Corvette) e suspensão traseira da Ferrari Testarrossa. Foi o grande sucesso das Mil Milhas Brasileiras.

CARRETERA DKW Nº10
Descendo a reta do Autódromo de Interlagos a 200km/h, esse bólido, criado em 1961, foi considerado o melhor carro de corrida da época. No seu comando, pilotos como Bird Clemente e Mario César de Camargo Filho, o Marinho, ajudaram o carro a ser o vencedor das Mil Milhas, em 1961.

COPERSUCAR FD01
Criado por Wilsinho Fittipaldi, o Copersucar FD01 foi o primeiro carro de Fórmula 1 construído no Brasil. Debaixo do seu capô, motor DFV 8 cilindros em V e transmissão Hewland FG-400 (5 marchas). Mais tarde, esse bólido de corrida foi restaurado pela Dana.

MAVERICK BERTA
Concorrente direto do Opala, o Maverick Berta foi fabricado em 1974 e, com ele, um motor V8 de 302 polegadas cúbicas, o equivalente a 4.9cm³, podendo atingir até 230 km/h. O carro da Ford apareceu em competições e fez sucesso no Brasil, na década de 1970.
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
20 de outubro de 2016
26 de agosto de 2016

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação