Antigos - Carro da rainha é "Best of Show"

A 17ª edição do encontro de automóveis antigos de Juiz de Fora teve presença maciça de modelos nacionais. Mas raros e clássicos importados também compareceram ao evento

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/08/2009 11:35 Boris Feldman /Estado de Minas
Rolls-Royce Silver Wraith 1954 - Fotos: Boris Feldman/Esp. EM/D.A Press Rolls-Royce Silver Wraith 1954
Quem passou pela BR-040 (BH-Rio) no trecho de contorno de Juiz de Fora no último fim de semana se surpreendeu com a movimentação no Expominas, pavilhão de exposições construído bem ao lado da rodovia. A atração eram os 252 automóveis antigos de vários estados que participavam do encontro promovido pelo Veteran Car Club de Juiz de Fora e que está entre os maiores e mais importantes do país.

Veja mais fotos do Encontro de Carros Antigos de Juiz de Fora!

Assista à reportagem no Vrum da TV



Na área externa do pavilhão, estavam expostos os importados. Entre eles, chamava particularmente a atenção um grupo de excepcionais Rolls-Royces entre modelos de quatro e duas portas, sedãs e conversíveis. Um deles, o imponente Silver Wraith 1953, foi eleito como o melhor do evento ("Best of Show"). Segundo o proprietário, Oswaldo Costa Filho, o automóvel serviu durante muitos anos à família do político paulista Adhemar de Barros e depois foi vendido ao colecionador paulista Angelo Martinelli Bonomi.

Entre os europeus, destaque também para duas Ferraris, uma GTC-4 de 1971, e uma 308 GTS de 1978. E uma série de Mercedes-Benz, sendo uma 170-S de 1950 a mais antiga delas.

Muitos norte-americanos no evento: o mais raro era um Packard conversível de 1937, mas Corvettes, Mercurys, Oldsmobiles e Pontiacs também marcaram presença. Até uma rara picape Studebaker de 1954.

Itamar

Chevrolet 1938 - Chevrolet 1938
E nacionais, dezenas de nacionais. Com destaque para o "Fusca do Itamar" de Itamar Franco. Quando o mineiro foi presidente da República e incentivou a volta da fabricação do VW, o carro foi apelidado de "Fusca do Itamar". Mas um deles, uma das três unidades conversíveis fabricadas, pertence ao próprio Itamar Franco. Que apareceu no encontro e levou seu carro...

"Mercado de pulgas" é sempre uma festa para os colecionadores. O encontro de Juiz de Fora sempre leva muitos lojistas do setor e desta vez não foi diferente. A programação começou na noite de 31 de julho e terminou no domingo, com o desfile dos 50 carros que se destacaram no evento. O patrocínio foi da Melpoejo Cultural.

"Barn found"

Uma das curiosidades do encontro foi a exposição de um Chevrolet 1938 do tipo "abandonado no fundo da garagem". Ou "barn-found" (encontrado no celeiro), como dizem os norte-americanos.

Mais um das centenas de carros que passaram dezenas de anos sem manutenção e em estado deplorável. Uma demonstração viva das dificuldades que os colecionadores enfrentam para restaurar seus carros. Pouca gente, ao contemplá-lo pronto e reluzente, imagina o estado em que foi encontrado.

Porém, íntegro e exibindo todos os componentes originais, o que facilitará bastante quem se aventurar a restaurá-lo. Prêmio de consolação para a quantidade de trabalho que terá até deixá-lo pronto para uma próxima exposição de antigos...
Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
20 de outubro de 2016
26 de agosto de 2016

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação