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Lançamento - A volta do que não foi

Renault aproveita Salão de Paris para apresentar dois modelos da nova família Mégane. O hatch, uma das estrelas da mostra, deverá ser fabricado no Brasil a partir de 2010

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Linhas bem arrojadas dão ar de robustez, no automóvel que mede 4,30m de comprimento e tem 2,64 m de entreeixos

De Paris - A marca francesa não tem boas lembranças do Mégane hatch no passado. O modelo não foi um sucesso de vendas e durou pouco no mercado brasileiro. Muitos atribuíram o insucesso à falta de beleza e harmonia de suas linhas. Mas, se esse foi o problema, no futuro poderá não ser, pois a Renault quer incluir o modelo hatch, que está sendo lançado no Salão de Paris esta semana, na nova família Mégane, que será produzida no Brasil a partir do final de 2010. Até 2010, a nova família terá seis modelos na Europa.

Suas linhas são bem mais arrojadas e mostram uma harmonia bem interessante, deixando o carro com um ar de robustez. O novo Mégane tem dimensões bem razoáveis para um modelo do segmento médio: 4,30 m de comprimento, 1,55 m de largura e 2,64 m de entreeixos, o que garante um bom espaço interno. O modelo também tem porta-malas de boa capacidade (405 litros) para um hatch, que pode ser aumentada, já que o banco traseiro pode ser rebatido em 60/40.

Traseira é harmônica em relação ao restante do veículo. Painel tem mostradores analógicos e digitais e acabamento do interior é de boa qualidade


Coupé
Já o Coupé tem linhas bem mais esportivas, que chamaram bastante a atenção dos visitantes. Seu porta-malas é um pouco menor do que o do hatch, mas com uma capacidade (377 litros) bastante significativa para um carro desse segmento. O banco traseiro também pode ser rebatido em 60/40.

O interior foi totalmente remodelado, com o emprego de materiais de melhor qualidade, principalmente no painel, que mistura mostradores analógicos e digitais. O carro também ganhou novos e interessantes equipamentos, como um controlador de velocidade mais fácil de operar e interagir; sistema que destrava a porta, liga a ignição e trava as portas quando o motorista sai do carro, sem o uso da chave, que precisa apenas estar no bolso; Bluetooth de última geração; sistema de navegação; e avançado sistema de som (da marca Arkamis).

Segurança
O pacote de segurança também foi reforçado, com avisos de cinto para todos os ocupantes, monitor de pressão dos pneus, faróis direcionais e com sistema de ativação automático e freios ABS, com distribuição eletrônica da força e auxílio em frenagens de emergência (esses últimos como equipamentos de série em todas as versões).

Os dois modelos têm oito opções de motor na Europa, sendo quatro a diesel (de 85 cv, 90 cv, 105 cv e 110 cv) e quatro a gasolina (de 110 cv, 130 cv, 140 cv e 180 cv), e duas de câmbio (manual ou automático, respectivamente de cinco ou seis velocidades). Todos os propulsores estão dentro do novo conceito de redução de consumo e emissão de poluentes: emitem menos de 140 g/km de CO2.

Leia mais sobre o Salão de Paris no Veja Também, no canto superior direito desta página.

*Jornalista viajou a convite da Anfavea