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Pinóquio de ouro - E o prêmio vai para... Peugeot: mentira dupla

Fim de ano é a época favorita para concessão de prêmios. O melhor disso, o melhor daquilo. Mas há também o inédito e exclusivo troféu da maior lorota do ano

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Vitória na Stock Car é balela, pois a mecânica é a mesma para todos os carros

A Peugeot não se contentou com uma e se isolou na liderança do disputado campeonato com duas: uma mentirona e uma mentirinha.

Grande mentira A marca francesa teve a cara-de-pau de publicar anúncios capitalizando a vitória do Peugeot 307 sedã na etapa de Brasília da Copa Stock Car. Ninguém contesta que se trata da mais disputada categoria do automobilismo brasileiro, mas os automóveis vão para a pista com exatamente a mesma mecânica. E aí é que está o pulo-do-gato: com carros iguais e mesmo desempenho, ganha o piloto que tiver a melhor equipe, acertar bem a suspensão e tiver mais "braço". O resultado são corridas equilibradíssimas, disputadas palmo a palmo.

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Mas, para conseguir verbas de fabricantes de automóveis, os organizadores da copa "vestem" os carros com carrocerias que fazem lembrar um modelo de rua. Este ano participaram Peugeot, Chevrolet e Mitsubishi. Embora os carros tenham o logotipo da marca na grade, nenhum componente mecânico (chassis, motor, freios, caixa ou suspensão) tem a ver com a marca. Nem sequer um parafuso.

Mas a Peugeot optou pela publicidade enganosa ao afirmar em seus anúncios que o 307 venceu a corrida em Brasília ?graças à sua resistência e desempenho?. Pode?

Artifício foi mudar capô, pára-malas, pára-choque e grade para ficar igual ao 207. Linhas traseiras do 207 nacional se mantiveram inalteradas em relação ao 206


Pequena mentira
Um dos automóveis de maior sucesso no nosso mercado é o Peugeot 206. Seu estilo arrojado conquistou, principalmente, o público feminino. Mas o modelo ficou ultrapassado e a marca lançou seu substituto na França, o 207. Novo chassis, nova carroceria e mecânica atualizada.

No Brasil, a Peugeot decidiu lançar o 207 investindo o mínimo necessário. Mudou a frente do 206 (capô, pára-lamas, pára-choque e grade) para ficar semelhante ao 207 francês e pequenas mexidinhas mecânicas. O trabalho de engenharia ficou bem-feito, pois o 206 ficou melhor e mais bonito. Exatamente o que se chama de "face-lift" (ou cirurgia plástica) para rejuvenescer um modelo antigo.

Mas não tem rigorosamente nada a ver com o 207 europeu. Aliás, o "novo" carro foi imediatamente chamado pela imprensa de "206,5"... com muita propriedade.

Imagine um brasileiro que foi à Europa, conheceu um Peugeot 207 e gostou do modelo. Se ele decidir comprar o mesmo carro no Brasil, vai levar gato por lebre.