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Porsche 911 GT3 RS - Das pistas para as ruas

Marca alemã vai mostrar no Salão de Frankfurt versão mais apimentada do lendário superesportivo, que pode rodar nas ruas e traz evoluções mecânicas e aerodinâmicas

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Para ficar mais grudado no chão, o bólido tem aerofólio em fibra de carbono na traseira

Para aqueles motoristas que querem experimentar a sensação de ser piloto, mas não querem participar de competição em autódromos, a Porsche criou o 911 GT3 RS, mais potente que o GT3 e utiliza praticamente quase todos os recursos do GT3 Cup, desenvolvido especificamente para as pistas de corrida. A nova geração do modelo, que incorpora diversões evoluções mecânicas e aerodinâmicas, será apresentada no Salão de Frankfurt, que começa no dia 17.

Veja mais fotos do Porsche 911 GT3 RS!

Por fora, as mudanças estilísticas são poucas e seguem as realizadas na linha 911: para-choques, faróis e lanternas. Mas o que chama a atenção mesmo é a "roupagem esportiva do modelo". Um tom laranja bem chamativo aparece nas laterais (com o nome GT3 RS pintado nos para-lamas traseiros), na moldura da tomada de ar central, nas pontas do aerofólio traseiro, nos retrovisores e nas rodas de 19 polegadas, que têm desenho exclusivo e são abrigadas por para-lamas mais largos. Os pneus são bem largos (245/35 ZR19 na frente e 325/30 ZR 19 na traseira). O aerofólio traseiro é feito em fibra de carbono, e o sistema de escape central, em titânio.

Vídeo: o teste do Porsche 911 GT3 RS



Veneno

O ambiente interno também é de corrida, com bancos em concha e gaiola protetora



Sob o capô, o RS tem motor 3.8 de seis cilindros aspirado, que é uma versão apimentada do 3.6, que desenvolve 456cv (15cv a mais que a versão GT3). Como em um bom esportivo, a tração é traseira e transmitida por câmbio manual, de seis velocidades, com relações mais curtas. Para melhorar o equilíbrio do carro, o sistema PASM (de suspensão ativa, que possibilita a regulagem da rigidez dos amortecedores e outros componentes) foi adaptado para essa versão e o conjunto motor/transmissão tem dois coxins que atuam de forma dinâmica e evitam que o motor se movimente em curvas mais fechadas e prejudique a estabilidade.

O desempenho também foi melhorado devido à redução de peso, em mais de 10 quilos, tanto na carroceria quanto no câmbio, e até em detalhes, como na bateria, substituída por outra, de íon de lítio. No interior, o ambiente é o mesmo da versão de corridas: bancos envolventes, com cintos vermelhos; e gaiola protetora do habitáculo. As vendas do novo 911 GT3 RS começam em janeiro, na Alemanha, e em seguida nos outros países da Europa. Preço: 122.400 euros (cerca de R$ 330 mil).

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