Foi lançado na tarde deste domingo (13) em Seattle (EUA), o mais novo produto da Boeing, o moderno e imponente 747-800, ou o “Novo Jumbo”, como muitos o preferem chamar.
O 747-8 Intercontinetal chega com capacidade para transportar até 467 passageiros dividios em três classes de serviço, 51 a mais que a versão atual do jato, tudo isso consumindo menos combustível, segundo a Boeing.
Diante um público de quase 10 mil funcionários da Boeing, familiares e um grupo de notáveis da indústria, a direção da empresa disse que o Jumbo é a aeronave que mais representa a Boeing.
Veja a galeria de fotos do lançamento do Boeing 747-8, o novo jumbo!
O evento de lançamento do novo avião ocorreu no mesmo hangar da fábrica da Boeing em Everett, próxima de Seattle, que apresentou o primeiro jumbo em 1968. Joe Sutter, engenheiro-chefe do jumbo original da Boeing e conhecido como "pai do 747" estava presente.
Na apresentação, uma surpresa. A fuselagem do novo avião estava pintada nas cores vermelho e branco, que tomou o lugar do azul e branco que figurava nos lançamentos da Boeing.
Mesmo com proporções mais avantajadas em relação ao 747-400, o novo jumbo deixou o posto de maior jato comercial do mundo em 2005, quando a européia Airbus lançou o A380, um superjumbo com configuração básica de 525 lugares e ‘double deck’ integral, e não apenas na parte da frente da fuselagem, como a Boeing projetou o 747.Mas o Boeing 747-8 será o avião mais comprido da história da aviação mundial.
Mudanças na família
Com preço de tabela de US$ 317,5 milhões O 747-800 também tem novas asas, uma nova cauda, motores de ponta e nova cabine que tornam o modelo bem diferente do primeiro jumbo, projetado na década de 1960.
Engana-se que o primeiro comprador é uma grande companhia aérea. O primeiro novo jumbo entrará em operação no final do ano, quando a Boeing fará a entrega ao primeiro comprador, um cliente VIP, não identificado. Apesar das expectativas da Boeing de assegurar mais tempo de vida para a família 747, a empresa até agora conseguiu 33 encomendas da versão 747-8 para passageiros, incluindo pedidos feitos pelas empresas Lufthansa e Korean Air.
No Brasil
A única empresa brasileira a usar o Boeing 747 foi a Varig, que menteve o jumbo em operação até 1998 nas rotas de São Paulo para África, Japão, Hong Kong, Bagkok, Roma, Frankfurt, Los Angeles e do Rio de Janeiro para Buenos Aires. Mas nos seus últimos meses de operação no Brasil, o jumbo era convocado a cobrir outras destinos como Nova York e Miami a partir de São Paulo, até mesmo rotas domésticas, como Brasília e Manaus, o jumbo fez pela Varig.
Hoje, a única empresa brasileira que poderia encomendar o 747-800 para rotas internacionais seria a TAM, mas por enquanto não está nos planos da empresa, mas o grandalhão poderá visitar nossos aeroportos na cores da alemã Lufthansa, que já encomendou unidades ou pela Korean Air, que mantém frequencias de Seul para São Paulo e também já tem seus novos jumbos reservados.