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Boeing lança o 747-800 40 anos após o primeiro jumbo

Bem diferente do primeiro 747, Boeing quer que novo jumbo seja a pedra no sapato da Airbus

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Foi lançado na tarde deste domingo (13) em Seattle (EUA), o mais novo produto da Boeing, o moderno e imponente 747-800, ou o “Novo Jumbo”, como muitos o preferem chamar.

O 747-8 Intercontinetal chega com capacidade para transportar até 467 passageiros dividios em três classes de serviço, 51 a mais que a versão atual do jato, tudo isso consumindo menos combustível, segundo a Boeing.

Diante um  público de quase 10 mil funcionários da Boeing, familiares e um grupo de notáveis da indústria, a direção da empresa disse que o Jumbo é a aeronave que mais representa a Boeing.

 

Veja a galeria de fotos do lançamento do Boeing 747-8, o novo jumbo!

 

O evento de lançamento do novo avião ocorreu no mesmo hangar da fábrica da Boeing em Everett, próxima de Seattle, que apresentou o primeiro jumbo em 1968. Joe Sutter, engenheiro-chefe do jumbo original da Boeing e conhecido como "pai do 747" estava presente.

Na apresentação, uma surpresa. A fuselagem do novo avião estava pintada nas cores vermelho e branco, que tomou o lugar do azul e branco que figurava nos lançamentos da Boeing.

 

Considerado o "pai do jumbo", Joe Sutter, engenheiro chefe do projeto do jumbo original, esteve presente no lançamento do 747-8



Mesmo com proporções mais avantajadas em relação ao 747-400, o novo jumbo deixou o posto de maior jato comercial do mundo em 2005, quando a européia Airbus lançou o A380, um superjumbo com configuração básica de 525 lugares e ‘double deck’ integral, e não apenas na parte da frente da fuselagem, como a Boeing projetou o 747.Mas o Boeing 747-8 será o avião mais comprido da história da aviação mundial.  

Mudanças na família
Com preço de tabela de US$ 317,5 milhões O 747-800 também tem novas asas, uma nova cauda, motores de ponta e nova cabine que tornam o modelo bem diferente do primeiro jumbo, projetado na década de 1960.

Engana-se que o primeiro comprador é uma grande companhia aérea. O primeiro novo jumbo entrará em operação no final do ano, quando a Boeing fará a entrega ao primeiro comprador, um cliente VIP, não identificado. Apesar das expectativas da Boeing  de assegurar mais tempo de vida para a família 747, a  empresa até agora conseguiu 33 encomendas da versão 747-8 para passageiros, incluindo pedidos feitos pelas empresas Lufthansa e Korean Air.

No Brasil
A única empresa brasileira a usar o Boeing 747 foi a Varig, que menteve o jumbo em operação até 1998 nas rotas de São Paulo para África, Japão, Hong Kong, Bagkok, Roma, Frankfurt, Los Angeles e do Rio de Janeiro para Buenos Aires. Mas nos seus últimos meses de operação no Brasil, o jumbo era convocado a cobrir outras destinos como Nova York e Miami a partir de São Paulo, até mesmo rotas domésticas, como Brasília  e Manaus, o jumbo fez pela Varig.

Hoje, a única empresa brasileira que poderia encomendar o 747-800 para rotas internacionais seria a TAM, mas por enquanto não está nos planos da empresa, mas o grandalhão poderá visitar nossos aeroportos na cores da alemã Lufthansa, que já encomendou unidades ou pela Korean Air, que mantém frequencias de Seul para São Paulo e também já tem seus novos jumbos reservados.

A única operadora brasileira a contar com o Boeing 747 em sua frota até hoje foi a Varig, que teve os jumbos nas séries 200, 300 e 400