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Chevrolet Celta 1.0 x Renault Clio 1.0 - Pequenos invocados

Esses compactos têm em comum os motores 1.0 de maiores potência e torque do país


Paulo Eduardo - Estado de Minas

Publicação: 23/02/2011 23:40 Atualização: 24/02/2011 00:10

 (Renault/Divulgação e Marlos Ney Vidal/EM/D.A PRESS - Arte: Portal UAI)

 

Enquanto o Clio Campus é apontado como o melhor compacto do mercado nacional, o Celta é o terceiro modelo mais vendido no país e o acabamento interno evoluiu um pouco. O Chevrolet tem o motor 1.0 de oito válvulas mais potente, enquanto o do multiválvulas da Renault tem o maior torque tanto com gasolina quanto com etanol. O Clio também é comercializado na França, mas no Brasil teve muitos itens subtraídos para torná-lo mais atraente ao bolso. Ambos são pobres em itens de segurança. ABS e airbags nem constam na lista de opcionais. Os apoios de cabeça traseiros do Clio são opcionais conjugados com outros equipamentos e os dianteiros do Celta são fixos, diminuindo a eficiência. O Clio é o único 1.0 com garantia de fábrica de três anos.

 

Confira a galeria completa de fotos do Renault Clio e do Chevrolet Celta!

 

Espaço interno
O Clio é um pouco menos acanhado no banco traseiro e, se precisar, três adultos se apertam no banco traseiro em trajeto curto. No Celta, o espaço atrás é menor e o aperto, maior.
Celta 6 Clio 7

Porta-malas

Ambos são equivalentes e pequenos. O Celta leva vantagem de cinco litros, segundo dados dos fabricantes, o que é praticamente insignificante. Mas a nossa medição indica mais capacidade do Clio em relação ao declarado pelo fabricante (282 contra 255). Os dados do Celta foram confirmados pela medição do Veículos. Impressiona a capacidade de carga dos dois carros (ver ficha técnica).
Celta 7 Clio 7

Câmbio

Os dois carros têm relações curtas de transmissão para aproveitar melhor potência e torque dos motores de baixa cilindrada. O Chevrolet tem relações mais curtas, principalmente a da primeira marcha. Isso significa mais facilidade para sair da inércia. No Clio, as relações estão corretas. Os engates são bons no Celta e, às vezes, muchibento no Clio. Os cursos da alavanca são longos.
Celta 8 Clio 7

Suspensão/direção
A calibragem da suspensão do Celta melhorou muito e o conjunto transfere com menor intensidade as imperfeições do piso para o interior. Mas com carga máxima, piora. O melhor acerto do sistema é um dos trunfos do Clio tanto em conforto quanto em estabilidade. Além disso, mesmo carregado o Renault não esbarra a parte inferior em lombadas, o que ocorre com o Chevrolet. Porém, o Celta tem diâmetro de giro um pouco menor, o que facilita manobras em espaços apertados.
Celta 7 Clio 9

Motor/desempenho

A diferença de potência é de 1cv tanto com etanol quanto com gasolina a favor do Celta. Porém, o torque do Renault supera no uso dos dois combustíveis: são 0,3kgfm a mais com gasolina e chega a 0,5kgfm com etanol, o que é significativo quando se liga ar-condicionado. E mais torque (força) na cidade faz a diferença. Entretanto, maior potência implica em melhor rendimento em velocidades elevadas. Ambos têm desempenho muito bom para motor 1.0. O Celta tem cabeçote com duas válvulas por cilindro e o Clio, multiválvulas. Curiosamente, a faixa de torque máximo do Renault é menor do que a do Chevrolet. Mesmo assim, o Renault tem bom desempenho em baixa rotação e o Celta se dá bem em alta.
Celta 9 Clio 9

Estilo

Puramente subjetivo, ambos não comprometem e agradam no visual em geral.
Celta 8 Clio 8

 (Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A PRESS)



Ergonomia

Mediana nos dois modelos, com ausência de mecanismos de regulagem lombar dos encostos dos bancos, o que provoca desconforto em trajetos longos.
Celta 6 Clio 6

Conforto/tecnologia

Há poucos itens de conforto e conveniência nos dois carros. A tecnologia se restringe a equipamento de som e vidro do motorista com sistema de um toque para subir e descer no Celta. Ar-condicionado e direção hidráulica são opcionais no Chevrolet e no Renault.
Celta 6 Clio 6

Consumo

O apelo maior dos motores 1.0 é consumir pouco. Os dois não fogem à regra e zelam pelo bolso do proprietário tanto com etanol quanto com gasolina.
Celta 9 Clio 9

Acabamento/montagem

O Chevrolet evoluiu na linha 2012, com material plástico de melhor aparência empregado no painel central e forração de portas. O Clio não teve alterações e manteve o painel central bicolor. As montagens são satisfatórias, com vantagem para o Renault.
Celta 6 Clio 7

 

Segurança
Ponto negativo nos dois carros, com ausências de airbag e ABS mesmo na lista de opcionais. Os apoios de cabeça traseiros do Clio são opcionais e os dianteiros do Celta são fixos no encosto dos bancos. A ausência de regulagem implica em desproteção a motorista e passageiro de estaturas maiores. Para ter apoios de cabeça, o cliente Renault precisa comprar também ar-condicionado e direção hidráulica.
Celta 4 Clio 4

Custo/benefício

Estão entre as melhores, com vantagem de o Celta ter mais liquidez na revenda. Porém, a garantia de três anos da Renault é única no segmento e ajuda na comercialização.
Celta 8 Clio 8

Resultado
Celta 84 Clio 87

 

 

Em alta compressão

Chevrolet Celta está entre os três modelos mais vendidos no mercado brasileiro e tem como um dos principais pontos positivos o potente motor 1.0 de oito válvulas

 

 

 

FICHA TÉCNICA
MOTOR

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, oito válvulas, que desenvolve potências máximas de 77cv (gasolina) e 78cv (etanol) a 6.400rpm e torques máximos de 9,5kgfm (gasolina) e 9,7kgfm (etanol) a 5.200rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual, de cinco marchas

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, semi-independente, com braços oscilantes / 5,5 x 14 polegadas, em liga leve (opcional) / 175/65 R14 (opcional)

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

FREIOS
Discos na dianteira e tambor na traseira, sem freios ABS (nem como opcional)

CAPACIDADES
Tanque, 54 litros; carga (passageiros bagagem), 490 quilos

EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Conforto/conveniência
- Vidros verdes com para-brisa laminado, alarme sonoro de faróis ligados, limpador com temporizador/lavador do para-brisa, retrovisores externos com comando manual interno, vidros dianteiros com comando elétrico, travas elétricas, ar quente e conta-giros, espelho no para-sol, alça de teto no lado do passageiro, travamento automático das portas a partir de 15km/h

Estética - Para-choques pintados na cor do veículo, acabamento interno com detalhes na cor prata

 

 

Segurança - Imobilizador do motor, chapa de proteção do motor.

OPCIONAIS
Ar-condicionado e direção hidráulica

QUANTO CUSTA
O Celta 1.0 VHCE quatro portas na versão LT tem preços sugeridos que vão de R$ 29.364 (básica) a R$ 32.784 (completa) 

 

Pegando pelo conjunto da obra 

Apontado como o melhor compacto do Brasil, o Renault Clio tem entre seus atrativos o amplo espaço interno, com mais conforto no banco traseiro, e garantia de três anos

 

 

 

FICHA TÉCNICA
Motor

Dianteiro, transversal, de quatro cilindros, 999 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, de potências máximas de 76cv (gasolina) e 77cv (etanol) a 6.000 rpm e torques de 10kgfm (gasolina) e 10,2kgfm (etanol) a 4.200 rpm

Transmissão
Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas

Suspensão/Rodas/Pneus
Dianteira, independente, McPherson, com triângulo inferior e barra estabilizadora; traseira, semi-independentes com barra estabilizadora; 5,5 x 14 em aço; 175/65 R14

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica (opcional)

Freios
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Capacidades
Tanque, 50 litros; de carga (passageiros e bagagem), 525kg

EQUIPAMENTOS
De série
Conforto/conveniência
– Apoios de braço nas portas dianteiras e traseiras; ar-quente; banco traseiro rebatível; console central com cinzeiro e acendedor de cigarro; faixa de proteção laterais; iluminação interna central; para-sol do motorista com porta documentos; preparação para som; porta-luvas com dois porta-copos na tampa; retrovisores com controle manual interno

Segurança – Terceira luz de freio; cintos retráteis dianteiros de três pontos com regulagem de altura; desembaçador do vidro traseiro; fechadura inviolável (giro falso); travas de segurança nas portas traseiras

Aparência – Calotas integrais, para-choques na cor do veículo; vidros verdes.

 

 

Opcionais
Alarme, dois apoios de cabeça traseiros, ar-condicionado, direção hidráulica, conta-giros, limpador/lavador do vidro traseiro, iluminação do porta-malas, luz interna central dianteira, travamento automático das portas a 6km/h; temporizador de iluminação interna, travas elétricas das portas e do porta-malas com comando à distância por radio frequência, vidros dianteiros elétricos.

QUANTO CUSTA
O Renault Clio Campus 1.0 tem preço sugerido de R$ 27.650 e completo, R$ 32.800. 

Esta matéria tem: (8) comentários

Autor: VINICIUS OLIVEIRA
RS... É ENGRAÇADO.. QUANDO SE FALA 16V TODO MUNDO TOD MUNDO SE ASSUSTA ATÉ FALAR QUE O FAROL É MAIS CARO FALA... INFORMAÇÃO MEU POVO... E SOBRE OS " XING-LINGS" ESTÃO VINDO AOS MONTES.. E SABIAM QUE ALGUMAS DELAS NOS EUA E NA UE NEM PODEM ENTRAR! | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
pô..olha aí Andre...gostei das suas observações. | Denuncie |

Autor: andre carvalho
Motor 8v já era. Olha os Honda e Toyota! Os de ponta, sãoTodos 16V. Por que será que ninguém critica? Quem queimou o 16v no Brasil? O Gol! e de novo um carro "nacional", "o melhor carro do mundo"!. Papinho de bêbado! Motorzão esse do Clio. A marca é muito respeitada. Tem VW na F1? Pensem e escolham.. | Denuncie |

Autor: andre carvalho
O Celta é um carro de plástico - como carros comuns no mercado brasileiro. O que ocorre é que não sabemos comprar carro! Aceitamos o que não é aprovado na Europa e EUA. Quer um exemplo? "Lifan, Cherry, a GM com seus carros ultrapassados - todos! Olha o MALIBU! Quantos já viu na rua? | Denuncie |

Autor: andre carvalho
As duas pessoas que criticaram o carro por falta de peças, devem morar em algum buraco! Sou de Brasilia, e tenho todas as boas referências do "Cliozinho".Diferente dos outros franceses, o valor de revisão, por exemplo, é a metade do que se paga em um Gol - que é uma M... (desculpe quem gosta). | Denuncie |

Autor: Jefferson Assis
O Celta é um carro de fácil manutenção, dificilmente quebra, as peças são baratas e fáceis de achar em qualquer esquina, a revenda é ótima, basta anunciar que vende como pão quente, o motor é de 8 v o que é melhor pra o deslocamento urbano do dia a dia e mais barato de manter, enfim, recomendo | Denuncie |

Autor: Geraldo Santos
Concordo com Solange, pois tb tive um Clio e a manutenção é difícil demais.Os Franceses ainda não evoluiram ou se afinaram com as necessidades do nosso Pais.E olha que sempre trabalhei com carros... | Denuncie |

Autor: Solange Aparecida Medeiros Ferreira
Tive um clio, não aconselho para ninguém. Tudo é caro e dificil de encontrar. Depois que estraga com muita frequência, nunca mais, nem de graça. Quanto ao celta não sei dizer, mas nas comparações parece com o clio, sei não... | Denuncie |

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