UAI

Fumaça sem restrições

Na nona edição, encontro de proprietários de modelos DKW homenageia carros com 50 anos de fabricação. Protótipo de GT Malzoni com carroceria de chapa é destaque do evento

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Modelos coloridos estarão perfilados em Poços de Caldas no próximo fim de semana


Vemaguet, Belcar, Candango, Fissore. Na memória do brasileiro, carros que marcaram as ruas nos anos 1960. Não por conta da potência, equivalente à de outros modelos nacionais da época, mas pelo inconfundível rastro de fumaça azul deixado pelo motor de dois tempos. Um detalhe que, décadas mais tarde, deu nome ao encontro de colecionadores que reverenciam as peculiaridades destes Vemags e DKWs importados. O Blue Cloud, como é chamado o evento anual, chega à nona edição entre 18 e 21 de agosto em Poços de Caldas (Região Sul de Minas Gerais). A cidade é a mesma do encontro de 2010. “Escolhemos pela localização. Está perto de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e oferece infraestrutura turística muito boa para os participantes e a prefeitura apoiou. O Blue Cloud do ano passado foi tão bacana que decidimos repetir a dose”, comemora um dos membros do grupo virtual Roda Livre e organizadores do evento, o professor aposentado Ayrton Amaral Jr.

Como nos anos anteriores, é difícil prever exatamente quantos colecionadores e exemplares darão o ar da graça. Por outro lado, Amaral não esconde que 2011 promete ser um ano recorde na história do Blue Cloud. “Teremos entre 120 e 130 carros reunidos, entre eles coisas estranhíssimas”, brinca. Entre as raridades citadas por ele estão modelos de nacionalidade tão alemã quanto à do DKW, como os das marcas Trabant e Watburg (preciosidades da extinta Alemanha Oriental). “Outro destaque neste ano será um dos primeiros protótipos produzidos do GT Malzoni, o número 10, que tem carroceria de chapa metálica”, revela o organizador.

VITORIOSOS

Atualmente nas mãos de Francisco (Kiko) Malzoni, filho do homem que criou e produziu o modelo, Rino Malzoni, o bólido de competição de cor branca, fabricado em 1963, ficou famoso nas pistas. “Esse carro foi criado para correr contra as berlinetas. É de chapa porque meu pai sempre fazia o primeiro modelo com esse material para depois tirar o molde de fabricação em fibra de vidro. Venceu a terceira corrida que disputou, no Grande Prêmio Simon Bolivar, em Interlagos”, relembra Malzoni filho, que ressalta o valor histórico deste Malzoni. “Não há carro igual.”

Pilotos que fizeram parte da história da equipe de competições da DKW-Vemag também não vão perder a festa. Entre eles está Mário César Camargo Filho, o Marinho, que em outubro de 1959 disputou uma corrida em Poços de Caldas justamente a bordo de um DKW e ganhou. “Era um carro pequeno, com motor três cilindros, menos da metade da potência dos Chevrolets, Fiats, Simcas e carreteiras da época. Antes da largada um mecânico da Ferrari me perguntou se iria correr com aquele carro mesmo. E deu no que deu. Acabei ganhando a prova, que se tornou a corrida da minha vida”, relembra o ex-piloto. No mesmo ano Marinho foi chamado para disputar as Mil Milhas Brasileiras com um carro da fábrica.


GT Malzoni é ícone entre carros com motores de dois tempos e venceu primeira corrida disputada

PREMIAÇÃO
A nona edição do Blue Cloud também premiará modelos DKW-Vemag que fazem aniversário de 50 anos em 2011. Como única exigência, Amaral aponta a originalidade do motor. “Confeccionamos uma placa metálica que será entregue aos proprietários dos modelos 1961 como forma de incentivo para comparecer ao evento. O carro nem precisa rodar, mas tem que ter mecânica original”, pondera.

9º Blue Cloud
Quando: de 18 a 21 de agosto de 2011
Onde: Palace Hotel, em Poços de Caldas (MG)
Reservas: (35) 3722-3636