UAI

Problema em turbina de Boeing 767 é reincidente

Voo da American Airlines teve de retornar ao Aeroporto Internacional de São Paulo cerca de 40 minutos após decolar. Outros problemas semelhantes já foram registrados em aviões do mesmo modelo

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Os 219 passageiros do voo 946 (Guarulhos - Dallas) da American Airlines levaram um susto, no final da noite desta segunda-feira,(02), após o Boeing 767-300, que decolou às 23h55 do Aeroporto Internacional de São Paulo, apresentar problema em uma das turbinas minutos após deixar a pista de Cumbica.

Passageiros que estavam na aeronave disseram que uma das turbinas se incendiou após ser ouvido um estrondo. O aparelho ainda voou em círculos por cerca de 40 minutos antes de retornar ao aeroporto, onde pousou, segundo informações da Infraero, à 0h43 desta terça-feira.

Apesar do susto, o pouso ocorreu em segurança e ninguém ficou ferido. A American Airlines, segundo os passageiros, encaminhou as pessoas em cinco ônibus para um hotel na zona norte de São Paulo, onde eles iriam passar a noite. A Infraero não soube dar mais detalhes e informou que a empresa aérea atende por uma central fora do aeroporto. Ninguém da empresa aérea foi localizado nesta madrugada de terça-feira. Por um comunicado, a companhia disse que os passageiros estão sendo remanejados em outros voos para os Estados Unidos.

Histórico de incidentes
Em março deste ano, um Boeing 767 da LAN teve de retornar ao aeroporto cerca de 50 minutos depois de decolar de Miami com destino a Buenos Aires. O piloto percebeu uma trepidação anormal e desligou o motor esquerdo. O pouso de emergência aconteceu normalmente, mas foi detectado impacto de detritos no tailplane da aeronave, bem como na parte inferior da asa e aileron.

Problema semelhante foi registrado por uma tripulação de um 767 da Qantas em novembro de 2010. O avião da companhia australiana havia decolado de Perth com destino a Melbourne com 234 pessoas. Após cinco minutos de voo, o Boeing retornou ao aeroporto por conta de uma falha em um dos motores, que trepidava demais.

Outros problemas envolvendo o 767 também foram registrados recentemente. No fim do mês passado, um Boeig 767 da companhia aérea japonesa ANA ficou avariado após um complicado pouso no aeroporto de Tóquio. A aeronave havia deixado Pequim com 193 passageiros a bordo. Com um forte vento cruzado, a aeronave tocou antes, e com força, o trem de pouso dianteiro no solo. A aeronave conseguiu taxiar até o terminal sem problemas, mas uma verificação posterior mostrou que a fuselagem foi danificada na parte dianteira, por pouco não quebrando a aeronave em duas partes, devido ao impacto com força no momento do pouso. Confira o vídeo: 

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById('d_target_181738').innerHTML='';}

 Em novembro do ano passado, um 767 da empresa polonesa LOT teve de fazer um pouso de barriga no aeroporto de Varsóvia. Assista: 

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById('d_target_181742').innerHTML='';}

A aeronave decolou do aeroporto de Newark, nos Estados Unidos com 230 passageiros e orbitou sobre Varsóvia antes de efetuar a aterrisagem, que foi acompanhada por uma equipe de tv da Polônia.

767 da LOT faz pouso de barriga em Varsóvia