UAI

Compra total da Chrysler pela Fiat pode estar próxima de ser concluída

Bolsas europeias fecham esta segunda-feira em alta, puxadas pelas ações da Fiat, que pode em breve anunciar fusão com a montadora norte-americana

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

O impasse da compra total da norte-americana Chrysler pela Fiat pode estar próximo do fim. As principais bolsas europeias fecharam em alta nesta segunda-feira, puxadas pelo avanço das ações da Fiat, depois de especulações de que a montadora poderá em breve anunciar a aquisição da unidade da Chrysler, nos Estados Unidos. A Fiat teve ganhos de 4,4% nesta segunda e os papéis da companhia foram os que apresentaram maior valorização na bolsa de Milão.

Em Milão, o índice Ftse/Mib registrou alta de 1,55% para 17.159 pontos. Em Frankfurt, o DAX 30 subiy 0,94% a 8.383,3 pontos e em Paris, o CAC-40 teve alta de 0,97% a 3.995,16 pontos. Em Londres, a bolsa estava fechada por causa de um feriado bancário.

Há algumas semanas, vem sendo especulada a tomada de empréstimos por parte da Fiat para completar a compra da companhia norte-americana. Já houve, até mesmo, a especulação de que a sede da Fiat poderia passar de Turim, norte da Itália, para os Estados Unidos, após a conclusão do processo de fusão com a americana Chrysler.

Nenhuma decisão foi adotada e outras opções estão sendo estudadas, segundo a agência, que cita pessoas ligadas ao caso. De acordo com a Bloomberg, 75% do lucro operacional da Fiat foi gerado na América do Norte. O presidente da empresa, Sergio Marchionne, declarou recentemente que deseja concluir a fusão do emblemático grupo italiano com a Chrysler em 2014. A Fiat tem atualmente 58,5% da Chrysler, mas discorda do valor dos 41,5% restantes que pertencem ao VEBA, um fundo de pensões vinculado ao sindicato automobilístico americano UAW.

Indício de integralização
Procurada pelo em.com.br, a Fiat do Brasil informou que não há como confirmar ainda informações da matriz, mas que a supervalorização dos papéis da montadora nesta segunda é um indicativo da integralização da compra da Chrysler.

Ainda de acordo com a Fiat do Brasil, a possibilidade de transferência da matriz italiana para os Estados Unidos neste momento é boato, embora após a oficialização da compra integral da americana Chrysler, a empresa resultante da fusão terá de escolher onde estabelecerá a sede, na Itália ou nos EUA.

A Chrysler disse à reportagem que nada tem a declarar e que, este assunto é de competência da Fiat.


Com AFP e agências