Em maio, a CBF assinou contrato com a GOL Linhas Aéreas como a transportadora oficial da Seleção Brasileira após e uma longa parceria com a TAM. Agora, a Gol apresentou o avião oficial da seleção, que fez o primeiro voo no início da tarde desta quarta-feira (12) já com o esquema de pintura personalizada, levando a equipe do Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiânia com destino ao Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília.
A aeronave de prefixo PR–GUM, um Boeing 737 800 Next Generation, foi pintada por um time de 60 colaboradores do Centro de Manutenção de Aeronaves, em Confins (MG).
No lugar do padrão branco na fuselagem, a aeronave recebeu as cores da Seleção (verde, amarelo e azul), além do brasão da CBF e as cinco estrelas que representam o penta!
“As máscaras para pintura foram desenvolvidas por nossa engenharia e a oficina de serigrafia. Em seguida, fizemos o lixamento da aeronave e aplicamos as cores verde, azul e amarela, exatamente nessa ordem”, explica Alberto Correnti, diretor de Manutenção.
Para a diretora de Marketing, Florence Scappini, “nosso time tem orgulho de levar a Seleção Brasileira e faz questão de realizar isto da forma mais personalizada possível.” Florence reforça que “esta aeronave em breve estará na rota comercial e transportará nossos clientes e torcedores”.
Além deste, outros dois aviões receberão nova pintura alusiva à Seleção.
No passado
Para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, a TAM escolheu um de seus Airbus A330 para transportar a equipe. O avião também havia sido personalizado e assim permaneceu até o ano passado.
A companhia estava em um processo de transição de sua marca para o novo logotipo. Com a desclassificação do Brasil, a companhia resolveu buscar a seleção na África no modo mais discreto possível, usando um A330 ainda com a marca antiga da companhia, talvez na tentativa de não aliar sua marca com a seleção que desapontou os brasileiros.
Em 2006, o modelo utilizado foi um MD11 da Varig, que na época da Copa na Alemanha estava no início de uma crise que terminou com a falência da empresa. Na Copa anterior, a de 2002, na Ásia, a Seleção foi transportada pelo Boeing 767-300, que trouxe o time do Penta diretamente do Japão.
Quando o Brasil foi tentar buscar o Penta na França, em 1998, a Varig disponibilizou um de seus MD-11 e a seleção do Tetra viajou para os Estados Unidos em 1994 em um DC10. Todos os aviões sempre com esquema especial de pintura. Quem não se lembra de Romário na janela da cabine de comando agitando orgulhosamente a bandeira brasileira?