A GM vai lançar o Onix e o Prisma equipados com câmbio automático em julho, aumentando as opções para quem quer um modelo compacto que ofereça essa comodidade. Há poucos meses a Ford passou a comercializar o New Fiesta nacionalizado com opção do câmbio automatizado de dupla embreagem. De acordo com Guilherme Campos, superintendente de projeto do New Fiesta, a oferta de veículos automáticos está crescendo porque o brasileiro está dando sinais de que quer esse equipamento também nos modelos compactos.
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Veja fotos do VW Gol
Veja fotos do Chevrolet Onix
“Essa tendência se concentra no segmento dos compactos premium, que já trazem uma boa dose de itens de conforto e conveniência, mas eu não descarto a possibilidade de essa moda se espalhar para modelos mais acessíveis”, opina Guilherme. Prova disso é que a Fiat deverá comercializar em breve uma versão do Novo Uno equipada com o câmbio automatizado Dualogic.
Para se ter ideia de quanto a participação dos automáticos (usando o termo no sentido amplo, agregando também os automatizados) aumentou nos últimos anos, em 2003 esse tipo de transmissão representava apenas 2% do mercado interno. Já em 2011 essa porcentagem pulou para 10% e em 2013 para 12%. Na Chevrolet esse percentual está acima da média nacional 20% dos modelos vendidos. O fabricante divulgou o mix de automáticos dentro de sua linha de veículos, inclusive os médios: 90% do Cruze; 85% do Sonic; 60% do Spin; 40% do Cobalt 1.8; e 11% do Agile.
AUTOMÁTICOS x AUTOMATIZADOS Apesar de esses dois tipos de transmissão não exigirem que o motorista troque marchas ou acione a embreagem, cada sistema tem suas particularidades. Enquanto no câmbio automático a transmissão da força do motor é intermediada pelo conversor de torque, no automatizado o movimento é mediado pela embreagem. Nesse sistema, o motorista só não precisa passar as marchas porque, sob o comando de sensores, o acionamento da embreagem é feito por um módulo eletrônico, enquanto as trocas de marcha são realizadas por atuadores hidráulicos.
É preciso ficar atento aos dois tipos de automatizados disponíveis no mercado, os de uma embreagem e os que têm duas. Nesse último, cada embreagem atua num conjunto de marchas, as pares e as ímpares. Duas marchas ficam pré-engatadas, pois não se sabe se haverá redução ou troca para uma mais leve. Esse sistema é mais caro. Com o passar dos anos, o preço dos dois sistemas (automático e automatizado) tem ficado num nível semelhante, com uma ligeira vantagem para o câmbio automatizado de uma embreagem.
NA MACIOTA
» Confira a lista dos compactos de fabricação nacional
equipados com câmbio automático ou automatizado
» AUTOMÁTICOS
Modelo Preço (R$)
Chevrolet Cobalt 1.8 LT 47.890
Citroën Novo C3 Exclusive 1.6 55.360
Honda Fit EX 1.5 62.990
Hyundai HB20 1.6 Confort Style 47.595
Hyundai HB20S Premium 1.6 50.295
Peugeot 208 Griffe 1.6 54.690
Renaut Sandero 1.6 Privilège 43.780
Renaut Logan 1.6 Privilège 40.900
» AUTOMATIZADOS
Modelo Preço (R$)
Chevrolet Agile LTZ 1.4 Easytronic 44.520
Fiat Grand Siena Essence 1.6 Dualogic 44.887
Fiat Novo Palio Essence 1.6 Dualogic 40.857
Fiat Punto Essence 1.6 Dualogic 45.627
Ford New Fiesta SE 1.6 Powershift * 48.990
VW Fox 1.6 I-Motion 39.550
VW Gol G6 1.6 I-Motion 35.240
VW Polo 1.6 I-Motion 50 mil
VW Polo Sedan 1.6 I-Motion 51.440
VW Voyage 1.6 I-Motion 40.660
* Câmbio automatizado de dupla embreagem