UAI

Mercedes presenteia Francisco com bicicleta e entrega papamóvel que será usado no Brasil

Além do veículo que será usado durante a Jornada Mundial da Juventude, pontífice recebeu uma bicicleta elétrica da Smart, marca controlada pela Mercedes-Benz

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Papa Francisco recebe as chaves do Papamóvel das mãos do presidente da Mercedes

O Papa Francisco recebeu da Mercedes-Benz, nesta semana, as chaves do veículo que será utilizado pelo religioso na sua visita ao Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude, este mês. O veículo, feito exclusivamente para o pontífice, é baseado na nova geração do Classe M, o SUV médio da Mercedes-Benz.

 


O fabricante ainda presenteou Francisco com uma Smart e-bike, bicicleta híbrida da submarca Smart. A entrega foi feita pessoalmente pelo presidente da Mercedes, Dieter Zetsche, que já havia entregue as chaves de um papamóvel 0km no ano passado ao então Papa Bento XVI, porém, a tarefa de estrear o novo veículo papal ficou com Bergoglio.

Papa também foi presenteado com uma bicicleta da submarca Smart

O Classe M do papa tem os mesmos equipamentos e tecnologia das versões normais, segundo a Mercedes. Em comparação com o papamóvel anterior (última geração do Classe M, fabricado até 2010), a cúpula de vidro blindado foi aumentada, melhorando espaço e acesso. O papamóvel sempre é pintado em branco diamante. Para facilitar o transporte do Classe M em aviões, a Mercedes reduziu a altura total do veículo em alguns centímetros. A segurança em torno do papamóvel é tanta que a Mercedes-Benz do Brasil não pode passar detalhes sobre as modificações feitas no modelo. Nem mesmo a matriz na Alemanha repassa essas informações. O que se sabe é que o atual papamóvel tem vidros e lataria blindados, é resistente a tiros de grosso calibre, como dos fuzis russos AK 47 e das metralhadoras de 1,27mm, além de suportar ataques com granadas.

Disputa
Quando Bento VXI assumiu o papado, em abril de 2005, as montadoras alemãs travaram uma disputa velada para oferecer um novo papamóvel para o santo padre. A Volkswagen atinou com a hipótese de transformar seu utilitário de luxo, o Touareg, para ser o papamóvel. Já a BMW ofereceu o concorrente X5. Todos disputam o mercado com o Mercedes-Benz Classe M e são comercializados no Brasil com o preços entre R$ 200 mil e R$ 350 mil.

Classe M feito exclusivamente para o Papa

Recentemente, a Renault presenteou o Papa com um Kangoo Z.E., versão totalmente elétrica do multiuso francês. Em 2006, a Volkswagen doou um Phaeton de cor negra metalizada, com bancos de couro cinza claro e que foi modificado para responder "às exigências de conforto, segurança e discrição", assegurou a fábrica na época. O preço do modelo dado ao Papa chega a ultrapassar os 120 mil euros, sem contar as modificações, segundo a revista especializada italiana Al Volante. No mesmo ano, Bento XVI havia ganho um Volvo XC90 de presente da montadora sueca. O Papa doou o veículo a uma instituição de caridade no Vaticano.

Não é a primeira vez que importantes empresas de automóveis doam ou fabricam modelos especiais para os pontífices. Em 2004, por ocasião dos 26 anos do pontificado de João Paulo II, a Ferrari fabricou um modelo de Fórmula 1 especial para o Papa, mas em pequena escala.