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Comparamos os 'primos' Peugeot 208 Allure 1.5 e Citroën C3 Tendance 1.5

Os novos compactos do grupo PSA têm linhas bonitas e acerto incrível da suspensão. O motor 1.5 é o mesmo nos dois carros e concilia bom desempenho com baixo consumo

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

O 208 repete a fórmula e é o melhor Peugeot já produzido no Brasil

Os novos compactos do grupo PSA têm linhas bonitas e acerto incrível da suspensão

 

O novo Citroën C3 é o produto mais significativo da montadora lançado no mercado nacional. O 208 repete a fórmula e é o melhor Peugeot já produzido no Brasil. Os dois carros pertencem ao grupo PSA, que reúne as duas marcas, e usam a nova plataforma para veículos compactos do grupo. Leia o comparativo.

 

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Clique aqui e veja as fotos do Peugeot 208!

 

 

ESPAÇO INTERNO
É bom nos dois carros. O banco traseiro, como na maioria dos compactos, é mais apropriado para dois adultos e uma criança no assento central. O para-brisa alongado do C3 e o teto panorâmico do 208 limitam o espaço para cabeças atrás. A maior altura interna do C3 minimiza o inconveniente. Porém, a maior distância entre-eixos do 208 significa mais espaço para as pernas. 208 8 C3 8

PORTA-MALAS
São equivalentes. A vantagem de apenas quatro litros a favor do C3 na medição do caderno Vrum representa muito pouco na prática. Os espaços são coerentes para carros compactos e superiores aos dos concorrentes. 08 8 C3 8

CÂMBIO
As relações de marchas estão bem definidas nos dois carros, mas o trambulador é barulhento, e o curso da alavanca, longo. Nem sempre há precisão nos engates. 08 7 C3 7

MOTOR/DESEMPENHO
O motor é equilibrado e funciona redondo e sem vibrações. O desempenho dos dois modelos é coerente com a cilindrada do motor, que não promete esportividade, mas dá conta do recado mesmo com carga máxima e ar-condicionado ligado. 208 9 C3 9

ESTILO
As linhas da carroceria são destaque nos dois carros. Tanto o 208 quanto o C3 são exemplos de beleza no mundo do automóvel, apesar de esse quesito ser subjetivo. 08 9 C3 8

ERGONOMIA
Não há nada de grave nos dois carros, a não ser a tradicional falta de apoio lombar em ambos, mas o 208 leva vantagem por ter menos pontos negativos.
208 8 C3 7

CONFORTO/TECNOLOGIA
São praticamente iguais os itens de conforto e conveniência nos dois carros. Nas versões comparadas, o sistema multimídia é de série no 208 e opcional no C3. 08 9 C3 8

SUSPENSÃO/DIREÇÃO
O acerto da suspensão é incrível nos dois modelos. A estabilidade é impecável nos dois carros, mas a Citroën privilegia o conforto e a Peugeot opta pelo comportamento dinâmico. O C3 absorve melhor as imperfeições do solo, enquanto o 208 está sob o controle do motorista o tempo todo. O sistema de direção é elétrico, com assistência variável. É leve nas manobras e firme em velocidades mais altas. O volante do 208 tem diâmetro menor e o motorista fica em posição mais baixa, como em um kart. Conforme a posição escolhida, o volante encobre o quadro de instrumentos. O C3 segue a cartilha tradicional, que é mais fácil de agradar.  08 8 C3 9

CONSUMO
O ponto alto do motor 1.5 é o baixo consumo tanto de etanol quanto de gasolina. Parece que o grupo PSA pôs fim ao consumo elevado dos motores flex. 08 9 C3 9

ACABAMENTO/MONTAGEM
É benfeito e sem dilemas aparentes em ambos. Os plásticos duros do painel central têm boa aparência. Os tecidos dos bancos deveriam ter qualidade um pouco melhor, pelo fato de os fabricantes venderem esses modelos como premium, mas isso não desabona. 208 8 C3 8

SEGURANÇA
Airbag frontal duplo e freios ABS são de série nos dois carros. A vantagem do C3 é ter três apoios de cabeça no banco traseiro, contra dois do 208. Ambos são equipados com cintos de três pontos para todos no banco traseiro. 08 7 C3 8

CUSTO/BENEFÍCIO
É bom nos dois carros, pois têm muitos itens de segurança, conforto e conveniência de série, mas carro no Brasil ainda custa caro devido à carga tributária elevada e a margem de lucro mais generosa dos fabricantes. Nas versões comparadas, o único opcional é o sistema de navegação do C3, que por isso custa mais do que o 208. 208 8 C3 8

RESULTADO - 208 98 C3 97

 

 

 

FICHA TÉCNICA - CITROËN C3 1.5 TENDANCE

 

O Citroën C3 também tem estilo que agrada, com teto arqueado e formas arredondadas


MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 1.449cm³ de cilindrada, que desenvolve potências máximas de 89cv (gasolina) e de 93cv (etanol) a 5.500rpm e torques máximos de 13,5kgfm (gasolina) e de 14,2kgfm (etanol) a 4.000rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica variável

FREIOS

Com discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, com sistema ABS e repartidor eletrônico de frenagem (REF)

SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, com travessa deformável e barra estabilizadora / 5,5 x 15 polegadas, de liga leve / 195/60 R15 (1.5)

CAPACIDADES
Do tanque, 55 litros; de carga (bagagens e passageiros), 411 quilos; porta-malas (**), 289 litros

 

QUANTO CUSTA?
O novo Citroën C3 1.5 na versão Tendance tem preços sugeridos que vão de R$ 45.160 a R$ 47.560 com o único opcional, o kit multimídia.

 

Já o painel do Citroën tem desenho simples

 


FICHA TÉCNICA - PEUGEOT 208 ALLURE

 

Para-choque largo do Peugeot 208 confere aspecto ainda mais robusto ao hatch compacto


MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 1.449cm³ de cilindrada, que desenvolve potências máximas de 89cv (gasolina) e de 93cv (etanol) a 5.500rpm e torques máximos de 13,5kgfm (gasolina) e de 14,2kgfm (etanol) a 3.000rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica variável

 

FREIOS
Com discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, com sistema ABS e repartidor eletrônico de frenagem (REF)

SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, com travessa deformável e barra estabilizadora / 5,5 x 15 polegadas, de liga leve / 195/60 R15

CAPACIDADES
Do tanque, 55 litros; de carga (bagagens e passageiros), 435 quilos

 

QUANTO CUSTA?
O Peugeot 208 Allure 1.5 tem preço sugerido
de R$ 45.990.

 

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