UAI

Funcionários da Hyundai realizam greve parcial

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

SEUL - Trabalhadores da principal fabricante de automóveis da Coreia do Sul, a Hyundai Motors, começaram uma greve parcial nesta terça-feira, antes de uma paralisação maior, para pressionar por melhores salários e condições de trabalho.

Cerca de 12 mil funcionários realizaram uma greve de duas horas no começo da tarde (horário local) na principal fábrica de montagem da empresa na cidade de Ulsan, com outros 12 mil fazendo o mesmo no começo da noite.

Os sindicatos informaram que a greve parcial se repetiria na quarta-feira, antes das negociações com a administração recomeçar.

A paralisação desta terça-feira, segundo a Hyundai, significará um corte na produção de 2.106 veículos, avaliados em cerca de 43,5 bilhões de wons (U$38 milhões).

Entre as demandas dos funcionários, os sindicatos querem um aumento de 130.500 won no salário básico mensal e participação de 30% do lucro líquido do grupo do ano passado.

A empresa informou que não pode atender a essas demandas em um contexto de grande concorrência e desaceleração do crescimento nos mercados externos.