UAI

Donos sofrem com falta de potência súbita no Troller modelo 2013

Você tem planos de cair nas trilhas a bordo de um Troller? Melhor esperar até que a fábrica solucione o problema que acomete o jipinho nacional

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

O jipe do engenheiro Emiliano Rodrigues começa a perder força quando entra em um congestionamento


“Estava ultrapassando um caminhão e, de repente, o motor morreu. Joguei o jipe para o acostamento, sem assistência do freio e da direção hidráulica. Imagine se fosse um motorista inexperiente?.” O depoimento é de Sandra Regina Andrade, piloto da Copa Troller. Em seu sétimo modelo da marca, ela está passando pelo mesmo problema que vários proprietários de Troller modelo 2013, equipado com o motor 3.2 da MWM. O sintoma comum a todos os casos é uma súbita perda de potência, que pode resultar em um acidente sério.


 Relatos semelhantes não faltam. O biólogo Rodrigo Massara tem um Troller que apresenta falta de potência em variadas condições, com a luz que indica falha na injeção eletrônica acendendo ou não. “Durante uma viagem, esse problema aconteceu por mais de uma dezena de vezes. Daí você tem que parar, desligar e esperar. Nem sempre existe um lugar apropriado para isto”, conta Rodrigo, que levou o veículo à Concessionária Trilha Real, em Belo Horizonte, por seis vezes e atualmente está com o carro parado devido a falta de confiança. “Senti que eles não sabiam bem o que estavam fazendo, trocaram a mangueira da turbina, a turbina, o bico de injeção, o chicote do motor e nada”, relembra o biólogo.
O engenheiro Emiliano Rodrigues Torres conseguiu entender quando seu Troller 2013 vai deixá-lo na mão: “O jipe começa a apresentar falta de potência quando venho rodando em uma estrada e, me aproximando de uma cidade, entro em um congestionamento”. O carro já foi quatro vezes para a Trilha Real, ficou duas semanas, depois 10 dias, e o problema nunca foi solucionado.

REPROGRAMAÇÃO Apesar de não confirmado pela Ford, proprietária da Troller, nem pelas concessionárias, foi feita uma reprogramação em alguns modelos que tiveram problema de falta de potência. O serviço foi feito no jipe de Sandra Regina e também no veículo de Guilherme Puglia, que também disputa a Copa Troller. Mas o veículo dele voltou a perder potência, enquanto o dela está funcionando normalmente.


Segundo a Ford, as solicitações dos clientes estão sendo atendidas nas concessionárias da Troller, porém outros proprietários do modelo contam que não tiveram o mesmo tratamento de Sandra e Guilherme. É o caso de um proprietário de São Paulo, que pediu para não ser identificado, cujo Troller já apresentou perda de potência aos 36 quilômetros rodados. A Concessionária Trilha Vip trocou a mangueira e a turbina, mas nada adiantou.


“Para um amigo meu, a Concessionária Trilha Europa disse que a máquina necessária para fazer a tal reprogramação estava para chegar. Para mim eles disseram que desconhecem o serviço. Gostaria de saber por que eles atendem alguns proprietários e outros não”, afirmou. Segundo Guilherme Puglia, foi preciso muita insistência para obter uma ordem de serviço que provasse que o veículo passou pela reprogramação. Já na nota de Sandra Andrade referente à reprogramação consta apenas que foi feita uma revisão.

REGENERAÇÃO Outro momento em que o Troller 2013 vem mostrando perda de potência é quando entra em modo de regeneração (para limpeza do filtro de material particulado). Está acontecendo com Guilherme Puglia, cujo carro já passou pela reprogramação. Ele conta que o veículo fica estranho, assim como o Troller do servidor público André Przybysz. “A aceleração fica lenta. Isso acontece a cada 400 ou 500 quilômetros e dura de 10 a 15 minutos”, explica André, cujo jipe já foi levado para três revisões na Concessionária Trilha Eurocar, em Curitiba, mas nada de anormal é identificado.