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Peugeot 408 ganha câmbio automático de seis marchas

Sedã francês finalmente abandonou caixa de apenas quatro marchas no motor 2.0 16V

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

O sedã médio 408 tem linhas modernas e espaço interno de sobra


DE SÃO PAULO -
A Peugeot demorou, mas acabou fazendo uma modificação importante em seu sedã médio 408, produzido na Argentina, China e Rússia. A versão 2.0 16V flex finalmente ganhou o câmbio automático sequencial de seis marchas, bem mais eficiente do que o de quatro. A nova opção chega ao mercado em outubro, trazendo ainda modificações nas suspensões e uma lista de itens de série mais recheada.

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Câmbio automático de seis marchas na versão 2.0 16V

A caixa de marchas AT6, desenvolvida no Japão, já está presente em modelos da marca equipados com o motor THP 1.6 turbo e também é usada pela Citroën. O câmbio recebeu uma calibração específica, com o objetivo de otimizar o desempenho e o consumo. Traz ainda um sistema de trava eletrônica que impede o engate de uma marcha incompatível com a rotação do motor quando o veículo ultrapassa 6km/h.


Veja fotos do 408 Grife


O câmbio automático conta ainda com o modo S (Sport), que proporciona uma condução mais esportiva, e sistema adaptativo ao relevo, que segura as marchas em descidas, acionando o freio motor, e nas subidas trabalha na melhor faixa possível de torque. De acordo com a Peugeot, associado ao motor 2.0 flex, de 143cv (gasolina) e 151cv (etanol), o câmbio proporcionou melhora de 1,4 segundo nas acelerações até 100km/h e redução de 5% no consumo de combustível. Porém, a montadora não divulgou os números.

MACIO

A linha 2014 do Peugeot 408 traz ainda os chamados pneus verdes, de baixa resistência ao rolamento, que favorecem a redução do consumo de combustível e ainda filtram melhor as irregularidades do solo, proporcionando um rodar mais macio. Nesse quesito, contribuem também as novas buchas e calços das suspensões.


Na apresentação do modelo em São Paulo ficaram evidentes as melhoras com o novo câmbio com trocas suaves, sem trancos, e o escalonamento permite o melhor aproveitamento da força do motor, garantindo arrancadas e retomadas de velocidade seguras. Há opção de fazer as trocas manualmente na alavanca. A versão Allure 2.0 16V com câmbio automático sequencial de seis marchas, com rodas de 17 polegadas,  tem preço sugerido de R$ 65.990.

* O jornalista viajou a convite da Peugeot do Brasil



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