UAI

Consumidor deve ficar atento para evitar empurroterapia na compra de veículo novo

Não fique muito deslumbrado na hora de comprar um carro zero, pois, na euforia, o vendedor vai tentar faturar acessórios e serviços desnecessários que acabam doendo no seu bolso

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Consumidor deve ficar atento para evitar empurroterapia na compra de veículo novo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Processo de cristalização não é indicado para carros novos, pois pode danificar o verniz protetor aplicado pelo fabricante


É cada vez mais comum a "empurroterapia". É a história de quem entra na loja para comprar uma coisa e o vendedor tenta empurrar outras, quase sempre desnecessárias. No mundo encantado do automóvel não é diferente. O consumidor descuidado, entorpecido pela magia da compra do zero-quilômetro, é presa fácil nas mãos de vendedores gulosos. Eles empurram produtos e serviços que podem ser até prejudiciais ao carro. Atenção para não passar raiva e ainda ter prejuízo.
 
FALSO BRILHO Uma das armadilhas mais comuns em concessionárias é a tal da cristalização da pintura. O vendedor garante que o serviço vai prolongar o brilho e protegê-lo. Mas o carro acabou de sair da fábrica e já traz um verniz protetor que cumpre essa função e dispensa qualquer outro tipo de proteção. A cristalização pode até danificar o verniz original, ou seja, é uma boa ideia no carro usado, mas desnecessária no zero.

MADE IN CHINA Poucos observam a origem dos pneus. Se forem chineses, muito cuidado! Não por serem de baixa qualidade. Pelo contrário. O problema é que, se o dono der o azar de cortar um deles em uma pedra, tampa de bueiro ou cratera no asfalto, é difícil encontrá-lo no mercado de reposição. E a solução acaba sendo a compra de dois ou quatro de outra marca, em vez de um chinês ou coreano. Dê preferência aos modelos equipados com pneus de fabricantes internacionais e que tenham uma rede de lojas na cidade.

Pneu Maxxis usado em alguns modelos da linha Chevrolet é difícil de ser encontrado



É BOM FICAR ESPERTO
A prática da 'empurroterapia' na venda do carro zero-quilômetro é cada vez mais comum e os profissionais de revendas oferecem de tudo para aumentar o faturamento


No momento da compra do carro novo, o consumidor deve conferir todos os detalhes, lembrando inclusive do estepe no porta-malas, que pode ter pneu de marca e medidas diferentes. Além disso, é bom não se entusiasmar com as ofertas do generoso vendedor, que podem não ser tão interessantes.

SEGURE A ONDA Prática comum nas concessionárias é a venda do seguro. O vendedor apela para o fator segurança, alegando que o carro já sai da loja segurado. Ele tem razão, mas não pule nessa de cabeça, pois os preços são variados e vale a pena pesquisar antes de fechar o negócio.

QUAL A VANTAGEM? A oferta mais comum nesta época do ano é: compre um carro zero e ganhe IPVA pago. Pode até parecer vantagem, mas não é das maiores. Como faltam apenas três meses para o fim do ano, o agrado não é dos melhores.

PRETINHO Vai uma película no vidro, doutor? Dessa também ninguém escapa. Um bom vendedor raramente deixa de oferecer ao feliz proprietário do carro novo a película protetora. E se o cidadão bobear, vai uma até no para-brisa. Muitas películas não estão de acordo com as normas estabelecidas pelo Contran e deixam o vidro mais escuro que o permitido. Por isso, é preciso se informar bem para evitar ser multado e obrigado a retirá-las.

É bom conferir se o pneu do estepe é da mesma marca dos que rodam



PROTEÇÃO O protetor de cárter é outro componente muito oferecido nas concessionárias. Só que algumas marcas, como a Volkswagen, não recomendam seu uso, pois o cárter já sai de fábrica com um reforço que garante a proteção. E o protetor pode comprometer a refrigeração, jogar água no filtro e danificar o motor, além de alterar o comportamento da frente do carro no caso de acidente com impacto frontal. Informe-se se o modelo pode receber o protetor.

ESCONDIDINHO Quem compra carro zero raramente se lembra dele. É o estepe, que geralmente está escondido no porta-malas e também precisa ser conferido. Quando falta pneu na montadora, ela costuma colocar sobressalente de outra marca. Não aceite: peça para trocar e certifique-se também de que o macaco e a chave de roda também estão lá.

SOM NA CAIXA Tem graça carro novo sem som? Só que nem todos saem de fábrica com o acessório. Algumas montadoras oferecem a "preparação para o som", que não é nada mais do que a fiação devidamente distribuída pelo carro. Alto-falantes geralmente não estão incluídos no pacote. Antes de fechar o negócio, certifique-se do que exatamente o vendedor está oferecendo.

CHEIRINHO E para fechar a fatura, o vendedor bonzinho quer ganhar a sua confiança oferecendo aquele jogo de tapetes de borracha para não sujar o carpete. Só que muitas vezes são feitos com borracha de qualidade inferior, com cheiro forte e desagradável, que só vão causar desconforto em sua nova máquina. Agradeça e dispense!

Instalar película protetora muito escura nos vidros pode gerar problemas