UAI

Fotógrafo lança livro com imagens dos carros antigos de Cuba

Fotógrafo publicitário Du Ribeiro lança livro com imagens dos almendrones, como são chamados os automóveis da década de 1950 que circulam em Cuba. O ensaio é de 1988

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Fotógrafo lança livro com imagens dos carros antigos de Cuba
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Na primeira vez em que o fotógrafo visitou Cuba havia cerca de 300 mil automóveis antigos circulando pelas ruas de Havana


A imagem de combalidos carrões americanos da década de 1950 desfilando pelas ruas de Havana é um uníssono na cabeça de quem se perde em pensamentos na ilha de Fidel. Esses automóveis foram objetos de desejo das lentes do fotógrafo publicitário Du Ribeiro, em 1988, e só agora chegam à luz em edição caprichada da editora Alaúde. Particular Cuba tem 120 páginas recheadas de fotos dos almendrones, como esses automóveis são chamados por lá, tudo registrado em bom papel e com bela impressão.

VEJA ALGUMAS FOTOS DO LIVRO!

À época, Du Ribeiro foi convidado pela agência de turismo do governo de Cuba, a Cubanacan, para registrar os atrativos do país e assim estimular o turismo. Os ensaios sobre os carros eram uma ambição pessoal do fotógrafo, tendo custado muito trabalho extra, já que Ribeiro e seu assistente eram acompanhados de perto por um agente do governo, sem falar na reserva que os cubanos tinham em falar sobre política e a falta de liberdade. Em 1988, a frota de almendrones era estimada em 300 mil automóveis, muitos usados como táxis. Os veículos foram conservados sem que seus proprietários tivessem qualquer acesso a peças de reposição.

Todos são mantidos sem qualquer acesso a peças de reposição, na base da criatividade



O que nem todos devem saber é que essa frota rapidamente ficou escassa. Seis anos depois, Du Ribeiro voltou a Cuba para continuar o trabalho sobre carros, mas o cenário havia mudado. Nesse intervalo aconteceram a queda do muro de Berlim e a dissolução da União Soviética. Sem a ajuda econômica dos soviéticos, o fotógrafo conta que encontrou apagões de energia, racionamento de alimentos e combustível. Os poucos carros que se viam rodando estavam bem mais acabados.

Além dos carros, Ribeiro registrou uma Havana bastante deteriorada. Algumas dessas fotografias, em branco e preto, também estão no livro. Hoje, em Cuba, é possível comprar carros novos, razão pela qual os o destino dos almendrones possivelmente seja a extinção. Alguns estão a salvo nesse livro, à venda no site da editora Alaúde (www.alaude.com.br) e em livrarias com o preço sugerido de R$ 120.

CLIQUE AQUI E VEJA OUTRAS FOTOS DE CARROS CUBANOS!

Contrastes entre um símbolo capitalista e o regime de Fidel



Os ângulos baixos são predominantes nos ensaios de Du Ribeiro