UAI

Vrum responde: Posso instalar lâmpadas de xenon nos faróis auxiliares?

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

ILUMINAÇÃO
Posso instalar lâmpadas de
xenon nos faróis auxiliares?

Gonçalo Filho
gfilho15@hotmail.com

Tenho um Fiat Novo Uno e estou pensando em colocar a lâmpada de xenon nos faróis auxiliares. Isso é proibido?

Gonçalo, você está querendo impressionar a rapaziada, não é? Mas não vai dar. De acordo com a Resolução 384 do Contran, é proibido instalar fontes luminosas de descarga de gás (caso do xenon) em veículos que não têm originalmente tal sistema de iluminação. O não cumprimento dessa resolução é considerado infração grave, com multa de R$ 127,69, além de retenção do veículo para regularização.


MUDANÇAS
Fox vira CrossFox? Quanto
custa instalar ar e direção?

Welington Germano
bombom171@gmail.com

É viável colocar direção hidráulica e ar-condicionado no meu VW Fox 1.0? Também estou querendo colocar o suporte de estepe na traseira e a proteção de ferro no para-choque da frente, tipo o do CrossFox. Posso?

Vestindo seu VW Fox de CrossFox para o carnaval, Welington? Bom, vamos por partes. Você perguntou se é viável instalar esses equipamentos. Pois avalie você mesmo. Um sistema de ar-condicionado com 90% de componentes originais custa R$ 4.700. Já para instalar direção hidráulica, também com componentes originais, some mais R$ 1.900. Isso sem contar que ambos os equipamentos vão acrescentar mais peso e roubar um bom bocado da pouca potência do motor 1.0. Já quanto ao segundo questionamento, o artigo 106 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que depois de qualquer modificação, o veículo deve ser levado a uma instituição técnica credenciada pelo Denatran, que vai emitir um Certificado de Segurança Veicular (CSV), necessário para licenciar o veículo. Quer saber, Gonçalo? Melhor é comprar um CrossFox com ar-condicionado e direção hidráulica.


PALIATIVO
Canetas que tiram riscos
funcionam? Sai com água?

Sidney Barros Santos Pinto
ssotnas@ig.com.br

Gostaria de saber mais sobre as canetas que tiram riscos. Elas são confiáveis? Depois que você usa, não vai sair com a lavagem do carro?

Não vai sair com a lavagem, mas o resultado é apenas um paliativo, Sidney. Se for comprar, saiba que, mesmo depois de aplicar o produto, é possível perceber o risco. Fique atento, pois , em alguns produtos, você precisa escolher uma cor aproximada à da carroceria do seu carro. Em outros não existe variação de cor, pois são apenas vernizes. Ah, e a aplicação desse tipo de produto não elimina, por exemplo, a corrosão da carroceria avariada.


MANUTENÇÃO
Quando devo trocar o filtro
do ar-condicionado do carro?

Paulo Henrique Souza da Silva
phskydiver@yahoo.com.br

Tenho duas dúvidas. Qual o prazo certo para troca do filtro do ar-condicionado? Meu carro usa pneus 185/60 R14. Como estava com dois pneus carecas e não os achei no mercado de reposição, coloquei atrás dois da medida 180/60 R 14. Será que tem algum problema?

Paulo, o filtro do ar-condicionado deve ser trocado uma vez por ano ou a cada 10 mil quilômetros. Se você roda muito em regiões poluídas ou em estradas de terra, deve trocar ainda antes. Já sobre os pneus, se realmente for essa a medida que você falou, o carro não vai mudar muito com a troca, porque você colocou pneus de medidas iguais no mesmo eixo.


NOITE/DIA
Pneus desgastam mais durante
o dia, com o asfalto quente?

Adilcio Rocha
dilbahia@hotmail.com

Gostaria de saber se há mais desgaste de pneus durante o dia ou à noite. Outra: ao andar com o veículo na banguela, há uma tendência de diminuir o consumo de combustível?

Adilcio, se você está se referindo a isso por causa do asfalto quente, saiba que a temperatura afeta mais a estrutura da carcaça. Quanto mais amena, melhor, mas a faixa de temperatura ideal é entre 40 e 50 graus. Quanto à outra pergunta, em veículos com injeção eletrônica a banguela não economiza combustível, pelo contrário, até gasta mais, pois a central eletrônica entende que o veículo está em marcha lenta e injeta mais combustível. Já nos veículos carburados, a economia de combustível não compensa o desgaste excessivo nos freios gerado pela falta do freio motor. Outra, se você estiver em uma descida que não exige freios, vai até economizar combustível, mas compromete sua segurança. A decisão é sua.

MANDE DUAS DÚVIDAS PARA: colunaveiculos.mg@diariosassociados.com.br