UAI

Após pressão, Ford convoca recall para resolver falha súbita do motor do Troller T4

Troller modelo 2013 corre o risco de perder potência e provocar acidentes graves e fatais, especialmente em situações de ultrapassagem

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Após pressão, Ford convoca recall para resolver falha súbita do motor do Troller T4
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

A Ford Motor Company Brasil – Divisão Troller convocou recall para resolver problema com o jipe Troller T4 modelo 2013, que vinha apresentando perda de potência e falha na aceleração. A chamada envolve os veículos produzidos de 6 de Junho de 2012 até 10 de Agosto de 2013 que, caso comprovado defeito, poderão ter o turbocompressor e conjunto de bico injetores substituídos.

VEJA FOTOS DO TROLLER T4!

O Vrum divulgou o caso em agosto, após mais de um ano de reclamações dos usuários. Nos casos narrados por proprietários, o T4 simplesmente apagava, com risco de acidentes graves. “Estava ultrapassando um caminhão e, de repente, o motor morreu. Joguei o jipe para o acostamento, sem assistência do freio e da direção hidráulica. Imagine se fosse um motorista inexperiente?”, contou Sandra Regina Andrade, piloto da Copa Troller ao caderno.

Apesar de vários casos, a Ford não assumia o defeito e chegou a afirmar em nota à imprensa que "a ocorrência da perda de potência e falha na aceleração não acarreta em riscos ao condutor do veículo ou a sua segurança". Foi aberto apenas um Programa de Satisfação ao Cliente.

Após analisar os sérios riscos, o recall foi enfim convocado. No comunicado, o tom agora é outro: “em decorrência da perda de potência do motor, há risco de acidentes graves e fatais, com possíveis danos físicos aos ocupantes do veículo e terceiros, principalmente em situações de ultrapassagem”.

Troller tem motor MWM International turbodiesel 3.2 de 165 cv



Segundo a Troller, existe a “possibilidade do travamento do eixo da turbina, contaminação dos bicos injetores por fluido utilizado na montagem destes componentes e calibração incorreta do módulo eletrônico do motor. Isso pode ocasionar perda de potência do motor com limitação de sua rotação em 2.000 rpm e falhas na aceleração do veículo.”

Proprietários do veículo são orientados a agendar imediatamente a vistoria e pelo Centro de Atendimento Ford (CAF) pelo telefone 0800 703 3673 ou um distribuidor autorizado Troller. Os jipes têm número de chassi de DH000000 até DH001918.

O Troller T4 tem motor MWM International 3.2 com 165 cavalos a diesel. O jipe tem preço sugerido de R$ 93.933. (Com informações de Pedro Cerqueira/EM)

Clique e veja mais fotos do Troller!