UAI

Universidades mineiras na disputa por mais títulos no AeroDesign

Equipes de universidades federais e privadas vão concorrer em competição nacional de aeromodelismo. UFMG é tetracampeã do evento

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Universidades mineiras na disputa por mais títulos no AeroDesign
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

A equipe Trem Ki Voa, de São João del-Rei, tem tradição no evento, pois já participou de várias edições


Quatro vezes campeã nacional da Competição SAE Brasil AeroDesign, a equipe Uai-Sô-Fly, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), inspira universidades do estado, neste ano com o maior número de inscrições na competição: 20 equipes, de 12 instituições de ensino. O evento é realizado todos os anos, em âmbito nacional e internacional, pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE), e tem o objetivo de estimular a criatividade e a aprendizagem dos estudantes, futuros engenheiros que trabalharão na área de aviação no Brasil. As provas têm início na próxima quinta-feira, indo até domingo, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).

“Neste ano resolvemos arriscar mais com a estabilidade do avião. Diminuímos o tamanho da empenagem a fim de ter uma asa maior, aumentando a carga paga do avião, sem perdas consideráveis na estabilidade”, afirma a capitã da equipe, Brunny Chalar, aluna do quinto período de engenharia aeroespacial. Desenvolver um aeromodelo que possa carregar a maior carga possível é o objetivo principal da competição. Na categoria Regular – classe em que a Uai-Sô-Fly compete –, os aviões devem levar madeira do tipo MDF ou HDF (prensadas); na Advanced, água; e na Micro, bolinhas de tênis. Uma mudança importante ocorrida no regulamento deste ano para a classe regular foi na somatória das dimensões do avião, reduzida em 80cm (de 5,80m ano passado para 5m). “Isso vai influenciar nas dimensões da asa, altura do avião etc. e consequentemente todas as equipes devem levantar menos peso. Mas, de qualquer forma, estamos muito confiantes”, afirma Brunny.

Equipe Uai-So-Fly da UFMG campeã em 2012



Também representam Minas Gerais: Universidade Federal de Ouro Preto, com a equipe 12 Bis; Universidade Federal de Viçosa campus Florestal, equipes Acauã e Acauazim, e câmpus Viçosa, equipe Skywards; Centro Federal Tecnológico de Minas Gerais –, equipes Cefast Aerodesign (atual vice-campeã) e Aerotrônica; Universidade Federal de Juiz de Fora, equipes Raptor e Microraptor; Universidade Federal de São João del-Rei, equipes Trem Ki Voa Micro, Trem Ki Voa e NoizAvua; Universidade Federal do Triângulo Mineiro, equipe Triângulo Aéreo; Universidade Federal de Uberlândia, equipes Tucano e Tucano Micro; Universidade Federal de Itajubá, equipes Uirá e Uirá Micro; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, equipe IFly; Faculdade Pitágoras Uberlândia, equipe Apollo; além da Uai-Sô-Fly Kids, da UFMG.

Cefet ficou em segundo lugar na competição SAE de AeroDesign ano passado

Aeromodelo da equipe da UFMG