UAI

Vrum Responde: Por que devo colocar os pneus mais novos na traseira?

Mande suas dúvidas para veiculos.mg@diariosassociados.com.br

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

PNEUS
Por que devo colocar os
mais novos na traseira?

Adão Maximiliano Peixoto
adaomax72@gmail.com


Comprei dois pneus novos para o meu carro e me recomendaram colocá-los na traseira. Fiquei meio na dúvida, já que os da dianteira se desgastam primeiro.

Você fez bem, Adão. Como os pneus de trás não são direcionais, é impossível controlá-los por meio do volante caso estourem. Por isso, é melhor que eles estejam em melhores condições. No caso de um pneu dianteiro furar, você pode controlar o carro no volante. Ainda mais se ele tiver direção assistida, você não terá muitos problemas para fazer isso. Outro fator que justifica colocar bons pneus atrás é a tendência que o carro tem a sair de traseira nas curvas.


LIMPEZA
Posso lavar o motor do
carro? Como devo fazer?

Hiago Fernandes
hiagomalakians@gmail.com


Quero saber se devo ou não lavar o motor do meu carro. Se sim, quais cuidados devo tomar para um carro carburado e para um com injeção eletrônica?

Hiago, se você usar um pano úmido, sem problema, pode deixar o motor tinindo de novo. Só não use água corrente para não molhar as centrais eletrônicas do veículo.


AUTOMATIZADOS
O câmbio Easytronic
costuma dar problema?

Francisco José de Melo
dantas_05@hotmail.com


Estou com uma dúvida sobre o Easytronic. Sempre tive carro com câmbio manual e agora vou viajar com um automatizado. Ele costuma dar problema?

Não é para assustar, Francisco. Saiba que o automatizado Easytronic não é muito diferente do câmbio manual ao qual você diz estar acostumado. Ele tem uma caixa de marcha convencional e até embreagem. A diferença é que uma central eletrônica comanda as trocas, realizadas por atuadores hidráulicos ou elétricos. Agora, se ele vai dar problema, não temos bola de cristal. Leve seu carro para uma revisão antes de pegar estrada.


USADO
Proprietário quer usar
um óleo mais fino

George Viana
fgvianadesousa@gmail.com


Tenho um Mille Fire 2010/2011 com 120 mil quilômetros rodados. Creio que o óleo que vinha sendo usado era o tradicional 20w50. Posso agora passar a usar o óleo 5w30, recomendado pelo fabricante?

Pode usar o óleo recomendado sim, George. Só repare se seu carro não está queimando óleo. Caso afirmativo, continue usando o óleo mais "grosso".


TRANSMISSÃO
O que significa a letra
L no câmbio automático?

Ângelo Brumato
angeloautomecanica@hotmail.com


Gostaria de ter mais informações sobre o uso correto da posição L, pois até agora não consegui entender sua função no câmbio automático.

Ângelo, o L, presente em alguns câmbios automáticos, deve ser usado nas mesmas situações em que você engrena seu carro para “ajudar” o freio numa descida. Um exemplo clássico é um trecho de descida de serra. Quando você desloca a alavanca para a posição L o câmbio vai “entender” que não deve subir as marchas, não passando da segunda, impedindo que o veículo embale. Assim, o freio-motor vai aliviar o uso dos freios, evitando que ele sofra uma fadiga (devido às altas temperaturas), deixando o motorista sem ter como parar o carro. Esse hábito também faz com que o sistema de freio dure mais tempo.

Mande suas dúvidas para veiculos.mg@diariosassociados.com.br