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Andamos no primeiro elétrico da BMW, que deu origem ao i3

ActiveE, baseado no BMW Série 1, serviu como teste para a projeção do novíssimo i3, lançado recentemente na Europa e que chega ao Brasil em setembro do próximo ano

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Apresentado em vários salões ao redor do mundo nos últimos dois anos, o i3, primeiro modelo elétrico da BMW produzido em série para comercialização mundial já faz sucesso na Europa e começa a traçar um caminho vitorioso nos Estados Unidos, irá chegar aos concessionários BMW do Brasil em setembro de 2014. Para a finalização do i3, a BMW testou a tecnologia do lançamento em um elétrico baseado no Série 1 Coupé, modelo que dirigirmos na manhã deste sábado (23) na pista do autódromo Mega Space, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, durante o BMW Ultimate Experience, evento que apresenta toda a linha para os clientes, oferecendo os modelos BMW e Mini para test-drive.

 

Veja mais fotos do BMW Ultimate Experience em BH e do ActiveE!

 

A tecnologia do primeiro elétrico da marca alemã é basicamente a mesma empregada no i3 e a engenharia da BMW usou a experiência dos usuários das 700 unidades produzidas para o mercado americano - além dos ActiveE de teste da própria BMW na Europa -, para aperfeiçoar a ideia para o i3.

Experiência
Antes de ser um veículo 100% elétrico, o ActiveE é um típico carro alemão, então, esqueça aquela história de que carro elétrico não anda nada. Na pista, provamos que além de andar muito bem, ele é mais confortável do que qualquer modelo similar, inclusive da mesma marca.  O motor elétrico produz 170 cavalos de potência e 25,4 kgfm de torque e chega ais 100 km/h em menos de 9,0 segundos, atingindo a velocidade máxima limitada eletronicamente de 145 km / h. Não há nenhum ruído e o condutor só percebe que o veículo está ligado, pronto para a partida, através de uma mensagem no painel. Se o ambiente estiver silencioso, é possível ouvir o atrito da borracha do pneu com o asfalto. É só pisar no acelerador que o carro responde imediatamente.

Detalhes brancos em volante e painel destacam a versão elétrica do Série 1



As três baterias de íon-lítio podem ser totalmente carregadas em tomada residencial de 110W em 10 horas, obtendo uma autonomia de 160 km para rodar em perímetro urbano. A BMW estima que essa autonomia pode ser estendida em até 20% graças ao sistema kers, que recupera a energia cada vez que o motorista tira o pé do acelerador ou quando o pedal do freio é acionado.

Por dentro é como o Série 1 Coupé de produção em série, com acabamento de padrão já conhecido da BMW, revestimentos dos bancos em couro bege e espaço para quatro pessoas. Por causa do pack de baterias, o bagageiro teve o espaço reduzido para 200 litros.

Porta malas do Coupé foi reduzido para 200 litros e armazena o kit de carga para tomadas domésticas



No Brasil
O ActiveE está no Brasil apenas para ações de marketing, mas já passou por testes. Atualmente, uma unidade do novíssimo i3 é que roda em testes por São Paulo, sem nenhuma camuflagem. “A tendência é que o mercado automotivo no Brasil amadureça o suficiente para receber o carro elétrico assim como em outros países e a BMW já tem um público fiel para isso, são pessoas que fazem questão de ter o que há de mais novo e inovador no mercado”, explicou o diretor de marketing da BMW do Brasil, Herlander Zola.

ActiveE deu origem ao i3, elétrico que chega ao Brasil em setembro de 2014



O preço do i3 no exterior varia de R$ 90 mil a R$ 150 mil, dependendo do incentivo dado pelo país ou estado para o uso do carro elétrico. Ainda não há expectativa de preço do modelo no Brasil, mas Zola acredita que o público brasileiro pode esperar uma boa surpresa. “O governo brasileiro está disposto a facilitar a entrada de carros que não gerem emissões de poluentes e até setembro de 2014 podemos ter algum incentivo para isso”, disse.