MANUTENÇÃO
O que fazer para hidratar
os bancos em couro?
Thiago Figueiredo
figueiredo.t@hotmail.com
Tenho um carro com bancos revestidos em couro. Gostaria de saber como faço para hidratá-los.
Caro Thiago: para preservar o revestimento de couro dos bancos, volante, painel e painéis de portas existem no mercado produtos que exercem a função de limpeza e proteção. O ideal é escolher um que forme uma película protetora sobre o couro, impedindo que a poeira e o calor provoquem o ressecamento e consequentes trincas no revestimento. Mas preste atenção em um detalhe: dê preferência aos hidratantes de origem animal, que são mais eficientes para nutrir o couro, proporcionando melhor aspecto e maciez.
HODÔMETRO
Por que os números
apagam ou são trocados?
Franco S. Vieira
Belo Horizonte
Há pouco tempo, percebi que o último dígito do hodômetro total do meu carro está apagando. O hodômetro é digital e não entendo o motivo. O carro está com mais de 172 mil quilômetros originais e o hodômetro nunca foi alterado. Às vezes, os números são trocados ou não aparecem de forma clara. Quero corrigir o problema, mas sem desmontar o painel. Compensa consertar ou é melhor deixar quieto?
Claro que compensa consertar, Franco. Um bom eletricista ou especialista em eletrônica vai constatar se o problema está no circuito do hodômetro ou apenas no visor. Mas para isso será necessário desmontar parte do painel. Vale a pena fazer o serviço, pois, do contrário, se você for vender o carro com esse problema vai ficar parecendo que o hodômetro foi adulterado.
FALHAS
Por que o motor custa
a pegar e embola?
Carlos André
carlosandreemadm@gmail.com
Tenho um Fiat Siena 1.8HLX 2008/2009 e quando o ligo com o motor frio não funciona. Tenho que tentar virar o motor umas três vezes e, quando pega, funciona embolando, com falhas quando está com gasolina ou com GNV. O que pode ser isso? Já troquei velas, cabos e filtros.
Olhe, Carlos, é difícil emitir uma opinião sem verificar o carro, mas por se tratar de um veículo adaptado para o uso de gás natural veicular, pode ser que esteja apresentando algum problema no sistema de alimentação, que provocaria as falhas na partida e de funcionamento. É preciso saber se o kit GNV usado tem todos os sensores necessários, que contribuem para o bom funcionamento do motor. O ideal é fazer uma revisão para tentar identificar e sanar o problema.
TRANSMISSÃO
É preciso mesmo trocar o
óleo da caixa de marchas?
Anderson Paccola
Lençóis Paulista – SP
De quanto em quanto tempo deve-se trocar o óleo do câmbio do carro? Tem gente que fala que é uma vez por ano. Está certo ou não?
Oi, Anderson. O óleo da caixa de câmbio que circula entre as engrenagens tem durabilidade muito maior do que a do lubrificante do motor. As caixas de marchas manuais funcionam em sua maioria com óleo life-time, ou seja, duram a vida toda e não necessita troca. No caso das caixas automáticas, algumas exigem a troca de óleo aos 60 mil quilômetros, outras aos 100 mil quilômetros e, em algumas, não é necessário fazer a substituição do lubrificante. Mas é importante lembrar que em caso de vazamento de óleo ou manutenção de engrenagens, por exemplo, é preciso fazer a substituição do lubrificante.
ENERGIA
Como recarregar as
baterias de um híbrido?
Francisco Pereira
bacury370@gmail.com
O carro híbrido pode ser recarregado em tomada comum? Ou tem que ser em tomada específica?
Francisco, existem diferentes tipos de carros híbridos. Nos mais comuns, as baterias que fazem funcionar o motor elétrico são recarregadas unicamente pela energia regenerativa dos freios ou do funcionamento do próprio motor a combustão. Mas existem modelos híbridos plug in, ou seja, com baterias que podem ser recarregadas em tomadas caseiras.
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