Estado de Minas

Tributos »

Ferrari e Lamborghini lideram lista do IPVA mais caro de Minas

Donos de esportivos italianos podem pagar mais de R$ 100 mil para ter a propriedade do bem no estado. Na contramão, motos até 150 cc ano 1984 pagam só R$ 6 de imposto


Thiago Ventura - Portal Vrum

Publicação: 03/12/2013 14:00 Atualização: 04/12/2013 16:03

Ferrari F12 Berlinetta ano 2013 - IPVA de R$ 100.974,39 em MG (Ferrari/Divulgação)
Ferrari F12 Berlinetta ano 2013 - IPVA de R$ 100.974,39 em MG

Motoristas já podem consultar os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Minas Gerais em 2014. De modo geral, o imposto teve redução média de 5,8% para o período. Mas para um seleto grupo de proprietários o valor do IPVA no estado pode passar dos R$ 100 mil.

VEJA FOTOS DA FERRARI F12

VEJA FOTOS DO LAMBORGHINI AVENTADOR

FERRARI 599 GTB


É o caso da Ferrari F12 Berlinetta ano 2013, detentora do imposto mais caro do estado. O esportivo italiano tem motor 6.2 V12 com potência de 720 cavalos e torque de 70,3 kg fm. O carro, que tem preço sugerido de R$ 2,4 milhões, vai pagar R$ 100.974,39.

O segundo lugar é outro esportivo italiano, o Lamborghini Aventador 2013. O modelo tem motor 6.4 V12 com 700 cavalos e 70 kg fm de torque a 5.500 rpm. O proprietário do modelo em Minas vai pagar R$ 78.680, 79. Se o carro for ano 2013, o valor cai um pouco: R$ 74.934. O terceiro veículo mais caro é outra Ferrari, a 599 GTB ano 2012. O carro tem IPVA de R$ 64.394,40.

O Porsche 911 GT2 RS 2013 fica na quarta posição, com imposto de R$ 55.309,98. No quinto lugar, mais uma Ferrari, a California ano 2012, com IPVA de R$ 51.226,80. Um pouco menos paga o dono de um Lamborghini Gallardo LP 560: R$ 47.500,38.

Lamborghini Aventador 2013: R$ 78.680, 79 (Lamborghini/Divulgação)
Lamborghini Aventador 2013: R$ 78.680, 79


Marcas de luxo com Aston Martin, Maserati e Bentley não conseguiram desbancar a dupla Ferrari e Lamborghini. Mas também vão deixar uma boa contribuição aos cofres do estado. O Aston Martin DBS coupé 2013 tem imposto de R$ 37.764,39. Já o Audi R8 GT paga R$ 36.675,99. O Bentley Continental GT terá IPVA de R$ 30.807,60 em 2014, enquanto o Maserati Quatroporte S é o mais caro da marca, com imposto de R$ 28.973,19.

Os proprietários podem dividir o imposto em três vezes, com final de pagamento de acordo com a placa do veículo. Carros com final de placa 1 devem pagar a primeira parcela em 15 de janeiro. Quem optar por quitar o IPVA de uma só vez, em janeiro, terá desconto de mínimos 3%. No caso da Ferrari F12 são R$ 3.029,23 a menos.

Ferrari 599 GTB ano 2012. O carro tem IPVA de R$ 64.394,40 (Ferrari/Divulgação)
Ferrari 599 GTB ano 2012. O carro tem IPVA de R$ 64.394,40


Além do IPVA o proprietário deve pagar a taxa de licenciamento de veículos, que teve alta de 5,45%, variação referente ao IGP-DI, atingindo R$ 75,19. Os motoristas têm até 31 de março para pagar o débito. Também é necessário quitar o seguro DPVAT, que em 2013 custou R$ 105,65.

Mais baratos e isenção

Na oposição de modelos como Ferrari e Lamborghini estão os veículos com o IPVA mais barato em 2014. Nessa lista, as motocicletas estão privilegiadas. Proprietários de motocicletas com até 150 cilindradas ano 1984 vão pagar R$ 6 de imposto; ano 1985 o valor é de R$ 6,20 e motos de 1986 pagam R$ 6,60.

Honda CG 125 1984 - IPVA mais barato de Minas: apenas R$ 6 (Olx/Reprodução )
Honda CG 125 1984 - IPVA mais barato de Minas: apenas R$ 6


A partir dos dez anos de fabricação, os modelos costumam ter uma queda significativa no preço do imposto. Um Palio 2003, por exemplo, em imposto sugerido R$ 316. Modelos Volkswagen ano 1992, como Apollo, por exemplo, paga apenas R$ 83.

Segundo dados da Secretaria de Fazenda de Minas Gerais, mais de 50 mil proprietários têm direito à isenção do IPVA. Esse grupo é composto de pessoas com deficiências físicas, autistas e taxistas. Agora o benefício pode ser estendido também a deficientes não-condutores.

Clique aqui e faça o download da tabela completa

 

Volkswagen Fusca ano 1984 vai pagar R$ 55,20 de imposto em 2014
 (Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Volkswagen Fusca ano 1984 vai pagar R$ 55,20 de imposto em 2014
 

Esta matéria tem: (5) comentários

Autor: Jack Bauer
O mineiro não se importaria em pagar tanto se tivesse o retorno desse imposto. Porém, o que vemos é um caos no trânsito, má sinalização, buracos, transporte público ineficiente, falta de policiamento, etc, etc, etc. | Denuncie |

Autor: Daniel Blah
O IPVA deveria ser inverso. Quanto mais velho o carro, maior o imposto. No Japão é assim. E as motos deveriam pagar valores astronômicos. | Denuncie |

Autor: Rodrigo Andrade
IPVA taxa seguro obrigatório é rasgar dinheiro. Quem tem carro sabe disso. O retorno ou é zero ou é imperceptível. O povo paga imposto caro, finge que fica revoltado durante meia hora e depois vai esquecer tudo vendo jogo de futebol. E nada muda. O Brasil é assim. | Denuncie |

Autor: Andre Lemos
Motocicletas de 125 ate 250cc deveriam pagar pelo menos R$ 3.000,00 de IPVA. Ninguem nunca viu proprietários de Ferrari ou outros carros caros, matar alguém ou sofrer acidentes e ir para o João XXIII ás custas do dinheiro do povo. Moboboy dá mais prejuízos em tudo. MUDA BRASIL!!CHEGA!CANSOU | Denuncie |

Autor: Daniel Arruda
Critério de país subdesenvolvido mesmo. Tem carros caindo aos pedaços (literalmente) rodando com praticamente isenção de IPVA. Essas carroças causam desgaste às vias e colocam outros em risco e praticamente não pagam o imposto, enquanto o carro novo é massacrado com IPVA caríssimo. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »


ofertas de particular
    ofertas em destaque