De São Paulo - A Fiat lançou na manhã desta quinta-feira (05) em São Paulo, a nova geração do Fiorino, que agora passa a corresponder ao atual Uno. A nova carroceria do furgão, projetada no Brasil pelo Centro Estilo Fiat, recebeu um visual com linhas mais fluidas e arredondadas, similares às do novo Uno, que melhoraram consideravelmente a estética e a aerodinâmica do veículo. Totalmente remodelado internamente, ele ficou mais confortável e funcional. Também chega mais completo, trazendo novos itens de segurança e conforto em sua lista de equipamentos.
CLIQUE E VEJA FOTOS DO NOVO FIORINO!
Andamos com o utilitário pelas ruas da capital paulista, onde o motor 1.4 8V Fire EVO Flex (85/88 cv) demonstrou bom vigor, mesmo com o ar condicionado ligado durante todo o percurso. O que mais chama a atenção é a possibilidade do condutor trabalhar com mais conforto, graças aos novos desenhos dos bancos, mais ergonômicos e confortáveis, mas há ainda a comodidade do ar condicionado, da direção hidráulica, dos vidros/travas elétricos e do sistema de som mp3, que são opcionais.
O estepe, acomodado atrás do banco do passageiro, incomoda um pouco e pode preocupar o motorista mais atento à limpeza interior do veículo quando o pneu for usado, pois fica em contato direto com o banco e com o braço de um condutor mais alto, que pode esbarrar o cotovelo no pneu ao trocar as marchas ou acionar o freio de estacionamento.
Se no antigo Fiorino era possível colocar um colchonete, como bem diz a música de Gabriel Gava, no novo furgão seria possível até mesmo armar uma barraca de camping, pois ele ficou ligeiramente maior. Com a nova plataforma modular, o comercial leve da Fiat cresceu em tamanho, ficando 200 mm mais comprido, 21 mm mais largo, 27 mm mais alto e com um entre-eixos 140 mm maior, mas ainda não é páreo para nenhum Land Rover. Sua capacidade de carga também foi ampliada, passando a transportar até 650 quilos (3.100 litros), e suas formas mais fluidas melhoram a aerodinâmica.
A suspensão traseira de feixe de molas também é inteiramente nova, com concepção e arquitetura derivadas da picape Strada, melhorando a vida a bordo e esse benefício é percebido essencialmente em vias má conservadas. O habitáculo com isolamento acústico melhora o ambiente para quem passa boa parte do dia ao volante e para o transporte mais seguro da carga, há ganchos de fixação e revestimentos no assoalho e nas laterais do baú.
Segundo a engenharia da Fiat, o novo Fiorino está 118 kg mais pesado que o anterior (que usava o motor 1.3 8V Fire Flex), porém , com o novo design, consegue ser 5% mais econômico. Parte desse mérito é do uso dos pneus verdes, que são de baixa resistência ao rolamento.
Para facilitar a identidade visual da marca da empresa do cliente, a Fiat disponibilizou quatro cores para o Fiorino: branco, vermelho, preto e prata.
Preços
O novo Fiat Fiorino é vendido em versão única, por R$ 38.540, mas é possível comprar o Kit Celebretion 1, que inclui ar condicionado, direção hidráulica e vidros/ travas elétricos por R$ 4,5 mil. Segundo o fabricante, se fossem adquiridos separadamente cada um desses itens, o valor deria de R$ 6,5 mil.
O furgão da Fiat cresceu, ficou mais bonito e mais forte, mas e agora, será que dá para tirar onda andando de Fiorino?