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Vrum Responde - Tem problema pisar no freio e acelerador juntos?

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

DIRIGINDO
Tem problema pisar no freio e acelerador juntos?


Olinda Gonçalves
olinda_emidio@hotmail.com

Tenho um Fiat Grand Siena Dualogic e quero saber se posso acionar o pedal do acelerador quando estiver freando.

Primeiramente, Olinda, é preciso saber por que você quer fazer isso com seu carro. Não há necessidade de acelerar quando você está freando. Ao agir de tal maneira, você sobrecarrega o sistema de freio e força o motor, gastando combustível e poluindo à toa. Mas, se você estiver arrancando em uma subida, pode usar o freio de estacionamento para segurar o carro, enquanto vai acelerando e saindo da inércia.

FLEX
Posso abastecer o tanque
somente com etanol?


Marcelo dos Santos Leal
marcelo_vencedor@hotmail.com

Estou com uma dúvida quando vou abastecer meu carro. Ele é flex, mas já faz alguns meses que estou abastecendo com etanol. Tem algum problema abastecer só com esse combustível?

Não, Marcelo. Não há problema algum em abastecer apenas com esse combustível. O motor do seu carro foi projetado para funcionar com etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção. Com somente etanol, seu carro pode apresentar desempenho um pouco melhor, mas o consumo será maior.

LUBRIFICANTE
Usar óleo de especificação
diferente dá problema?


Júnior José Pacheco
Ibiá – MG

Comprei um Chevrolet Celta 2008, com 42 mil quilômetros rodados originais. O antigo dono usava óleo 15W40. Fui fazer a troca do lubrificante e indicaram 5W30. Há algum problema?

Caro Júnior: o correto é você usar o óleo com as especificações indicadas pelo fabricante, informação que, certamente, você encontra no manual do proprietário. O que você quer fazer é trocar um óleo que trabalha em temperaturas elevadas, mais viscoso, por outro mais fino, ideal para lugares mais frios. À medida que o motor vai se desgastando com a quilometragem, talvez possa ser necessário usar um óleo mais grosso para compensar as folgas que aumentam.



CÂMBIO
Automático
ou o automatizado?


Marco Antônio Taroco
marnor.taroco@gmail.com

Qual a diferença entre câmbio automático e automatizado? E entre eles, qual o melhor?

Oi, Marco Antônio. No câmbio automático as trocas de marchas são feitas com o auxílio de um conversor de torque, que evita trancos e torna a condução do veículo mais agradável, mas aumenta o consumo de combustível. Já o câmbio automatizado funciona com uma embreagem, que é acionada por sistema hidráulico ou elétrico, dependendo da marca, e a eletrônica apenas define quando as trocas de marcha serão feitas. Ele tem o inconveniente dos trancos nas mudanças, mas proporciona consumo de combustível menor. Mas lembre-se que existe também o câmbio CVT, de variação contínua e trocas de marchas infinitas, e o automatizado de dupla embreagem, que proporciona mudanças mais suaves e rápidas, garantindo melhor aproveitamento da força do motor. Portanto, a melhor opção vai depender do tanto que você quer gastar e se sua prioridade é o conforto ou a economia de combustível.



COMBUSTÍVEL
Existe diferença entre as
gasolinas no Brasil?


Ricardo Naster
ricardonaster@mpba.mp.br

Gostaria de saber a diferença entre as gasolinas da BR, Shell e Ipiranga, pois quando abasteço com gasolina da Petrobras o carro fica fraco e consome muito combustível. O melhor desempenho é com gasolina da Shell e depois da Ipiranga. Meu Renault Sandero faz 11km/l na cidade com gasolina Ipiranga e chega a fazer 12km/l com a Shell. Entretanto, com a gasolina da Petrobras não faz 9km/l.


Olhe, Ricardo, a gasolina comum comercializada no Brasil é toda fornecida pela Petrobras, ou seja, todos os postos de diferentes bandeiras recebem exatamente o mesmo combustível. Pode haver diferença na gasolina aditivada, pois cada marca tem a sua, mas isso não chega a interferir no consumo. Fator que faz o carro beber mais é adulteração da gasolina, com excesso de etanol, por exemplo. Isso pode ser feito pela distribuidora ou no próprio posto. Experimente abastecer em postos diferentes da mesma bandeira para se certificar se há mudança no consumo.


AR-CONDICIONADO
Na terra a circulação
fica aberta ou fechada?


Carlos Roberto
Timóteo – MG

Tenho um VW Polo 2012 e eventualmente dirijo em estrada de terra, cerca de 20 quilômetros por mês. Posso deixar o ar-condicionado ligado? Se sim, a circulação deve ficar aberta ou fechada?

Deve ficar fechada, Carlos, na posição recírculo, pois nessa condição apenas o ar que está dentro da cabine será refrigerado e o sistema impede a entrada de poeira.