Estado de Minas

Chega de navegar! »

Saiba como resolver problema com dreno e evitar dano da água nos veículos

Você está dirigindo e ouve um barulho de água se movimentando. É provável que os drenos das portas estejam entupidos. Saiba como resolver essa situação


Pedro Cerqueira - Estado de Minas

Publicação: 23/12/2013 16:22 Atualização:

O dreno fica na parte inferior da porta e para acessá-lo basta remover a tampa de plástico  (Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
O dreno fica na parte inferior da porta e para acessá-lo basta remover a tampa de plástico

O problema é mais comum em carros velhinhos, cujas vedações já não funcionam como deveriam. Vem aquela chuva forte ou mesmo a ducha do posto de combustível e entra água na parte interna das portas. Calma! Essa possibilidade foi prevista pelos fabricantes, que instalam na parte inferior das portas um dreno para retirar a água que se infiltrou.

Mas, se você estiver ouvindo um barulhinho de água se movendo de lá para cá, é sinal de que esses drenos estão entupidos. Se a água ficar acumulada ali, logo o metal vai começar a oxidar, além de aumentar o risco de estragar todo o sistema elétrico que ali se encontra, como o motor e os acionadores dos vidros, se for o caso. Fora que essa umidade pode provocar mofo, odores desagradáveis e até a destruição do revestimento das portas.

O QUE FAZER?

Deixe de preguiça, procure um lugar limpo para estacionar o carro e se deite no chão para desobstruir os drenos, que são simples furinhos localizados na parte inferior da porta. Use um pedaço de arame ou um palito de dente para desobstruir os drenos até que toda a água se esgote. Em alguns modelos, os drenos ficam tampados por uma borrachinha, que evita a entrada de poeira, mas não impede que a água escoe. Se esse dreno entupir, retire a borracha para desobstruí-lo.

TAMPA TRASEIRA

É importante lembrar que nos modelos hatch e perua, a tampa traseira também tem drenos que podem entupir. Portanto, os proprietários desses veículos também devem fazer o mesmo procedimento das portas para evitar o acúmulo de água.
Um pedaço de arame, um clipes ou até mesmo um palito servem para desobstruir o orifício (Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Um pedaço de arame, um clipes ou até mesmo um palito servem para desobstruir o orifício

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »


ofertas de particular
    ofertas em destaque