Estado de Minas

Produção »

Empregados da GM são demitidos na véspera do Ano Novo

Sindicato não foi comunicado das demissões e promete entrar na Justiça do Trabalho pedindo o cancelamento dos cortes. GM diz cumprir acordo assinado em janeiro deste ano


Agência Estado

Publicação: 28/12/2013 22:00 Atualização: 28/12/2013 22:08

Operários demitidos trabalhavam na fábrica de São José dos Campos (Chevrolet/Divulgação)
Operários demitidos trabalhavam na fábrica de São José dos Campos

A General Motors demitiu centenas de trabalhadores por telegrama no último fim de semana do ano na fábrica de São José dos Campos (SP). Os demitidos eram da linha de montagem de veículos de passageiros (conhecida como MVA), onde era fabricado o modelo Classic.

Os trabalhadores receberam telegramas informando que a partir do dia 31 de dezembro eles estarão demitidos, segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Antonio Ferreira de Barros.

Barros disse que o sindicato não foi comunicado das demissões e que vai entrar na Justiça do Trabalho pedindo o cancelamento dos cortes. Segundo ele, a fábrica está promovendo "demissão em massa".

O presidente do sindicato não sabe quantos trabalhadores estariam sendo cortados. Mas, de acordo com ele, a linha de produção do Classic empregava 750 pessoas, sendo que 304 já teriam aderido ao programa de demissão voluntária.

O restante, segundo o sindicato, estava em licença remunerada. No dia 23 de dezembro, eles foram informados pela empresa que iniciariam um período de férias coletivas entre os dias 2 e 20 de janeiro. "A decisão da companhia nos pegou de surpresa", disse Barros.

"Estamos cumprindo o acordo assinado com o sindicato em janeiro deste ano", afirmou o diretor de Assuntos Institucionais da GM, Luiz Moan. Segundo ele, as demissões fazem parte do fim da linha de produção do MVA em São José dos Campos. Moan não soube precisar o número de demitidos.

Em nota, a GM informou que, "conforme o acordo de 28 de janeiro de 2013, com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos a GM comunica o encerramento das atividades da linha de montagem de veículos de passageiros (conhecida como MVA) ao final de dezembro de 2013".

O presidente do sindicato lembrou que a demissão dos trabalhadores ocorre quatro dias após o governo ter decidido voltar com a cobrança, de forma gradual, do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Segundo Barros, a volta da cobrança do imposto em duas etapas - e não imediatamente - estaria vinculada ao compromisso de manutenção de empregos por parte das montadoras. Esse será o argumento do sindicato para contestar judicialmente as demissões. Na sua avaliação, com os cortes na GM esse compromisso teria sido quebrado.

No caso do carro popular, a alíquota a partir de janeiro passa de 2% para 3% e, em julho sobe para 7%.

Esta matéria tem: (4) comentários

Autor: Luiz Neves
Classic porcaria, já vai tarde. Mas q pergunta, onde eles poem tanto dinheiro? Ora, no próprio bolso. Roubam em todos os níveis políticos, de vereador a senador, de prefeito a presidente. Outra grande parte é desperdiçada em obras inacabadas, mal planejadas, etc. Vide ex. da transposição Velho Chico. | Denuncie |

Autor: Luiz Leal
Que decadência. De maior montadora de veículos do mundo, para virar isso. Lamentável. | Denuncie |

Autor: francisco fornero
e so demiitr 22 mil cargos deconfisasncaque a folha volta ao normal com uma arrecadacao de quase 2 trfilhoes de reaia queria saber onde enfiam tanto dinheiro queria vr esta planilha de srrecadacao e gastos do governo pra saber onde eles poe tanto dinheiro | Denuncie |

Autor: Admilson Mo
O PT fazia média aquecendo as vendas ao reduzir o imposto do q lhe interessava. Como o caixa está "zerando" volta c/ imposto e industria nenhuma vai ficar bancando 39 ministérios e 23 mil cargos de confiança do PT, no Gov. Federal. Viu o aumento do IOF? "Só" 1.350%! Passa p/ 10 Min. q resolve! | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »


ofertas de particular
    ofertas em destaque