UAI

A esperança dos jovens que estão a um passo da habilitação

Aqueles que completam 18 anos em 2014 ficam na expectativa para começar a dirigir

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

(Na ordem) Tarcísio, Juliana, João e Ruth acreditam que habilitação traz mais liberdade

O ano virou e está na hora de pensar nos novos desafios que 2014 reserva. Para os jovens recém-formados do ensino médio, a primeira conquista do ano tem nome: carteira de motorista ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Completar 18 anos significa estar apto para o processo de tirar a habilitação e, com ela em mãos, um leque de oportunidades se abre aos olhos dos novos condutores.

 

Para os estudantes Juliana Zarzar, Ruth Ferraz, João Petribú e Tarcísio Lopes a sensação de assumir o volante é principalmente de liberdade. "Não vejo a hora de ter mais independência, não precisar de carona, nem da disponibilidade dos pais, muito menos dos transportes públicos. Vai ser um sonho", afirmou Tarcísio.
Sob controle

Desejo de todos é se tornar condutores mais tranquilos no trânsito

 

Juliana sabe que essa liberdade vai ser controlada e a disponibilidade do automóvel vai ser disputada com os irmãos mais velhos. "Já vi que vou ficar por último na divisão dos carros, até porque eu ainda não trabalho, mas eu vou lutar para que ao menos um dia eu fique de motorista", comentou Zarzar.

Carolina adiou por um ano as aulas na autoescola, mas de 2014 não passa

 

Para João, a responsabilidade vai ser maior, o rapaz é o mais velho de três irmãos e sabe que, uma vez com a habilitação, ele vai se tornar o motorista da casa. "Eu sei que meus pais vão me pedir sempre para buscar os irmãos no colégio ou algo assim. Mas eu não me importo, é o preço a se pagar por ser independente", brinca o estudante.

Promessa

Os jovens também imaginam como será a própria performance nas estradas. Eles comentaram que pretendem ser motoristas mais tranquilos. "Às vezes, vou de carona e vejo os condutores estressados, com raiva, quando o mais fácil seria apenas dar a vez ao outro ou buzinar. Estas atitudes podem mudar o trânsito e ainda você fica mais relaxado", explicou Ruth Ferraz.
Essas atitudes ainda estão na imaginação, mas por pouco tempo. Os jovens já podem colocar a mão na massa e dar entrada nas aulas teóricas da autoescola. A partir de então é só fazer tudo direitinho e, em muito em breve, a cidade do Recife terá mais alguns motoristas entusiasmados com a nova conquista.

 

Questão de honra

Já a estudante Maria Carolina Arruda completou 18 anos em 2013, contudo viu o ano passar sem a habilitação na carteira. Ela diz que não foi por falta de interesse. "Tenho muita vontade de dirigir e muitas vezes cancelo algum programa com os amigos ou deixo de resolver problemas por falta de transporte. Com certeza eu economizaria muito tempo caso pudesse dirigir", explicou.
Os motivos para a estudante adiar as aulas na autoescola são os mesmos de outros jovens: a falta de tempo. “Eu adiei porque tinha intercâmbio, depois comecei aulas em duas universidades. Nunca encontrava momentos livres para as aulas de direção”, afirmou.
Mas, para ela, tirar a habilitação em 2014 é questão de honra. “Desse ano não passa! Se eu ficar colocando outras prioridades na frente, nunca vou sentar no banco do motorista. Meus irmãos mais velhos que me aguardem, vão ter mais uma para dividir o carro”, brincou.